Alunos deColégio Mantido pela Embraer Apresentam Projetos de Alterativa Sustentável

139

Os alunos do Colégio Engenheiro Juarez Wanderley, mantido pelo Instituto Embraer de Educação e Pesquisa, apresentam nesta sexta-feira os Projetos de Alternativas Sustentáveis desenvolvidos por eles durante os três primeiros anos de existência da escola.

A apresentação dos projetos, que está aberta ao público das 09h00 às 16h30, está sendo realizada na própria escola. Os alunos, que se dividem em grupos para explicar cada uma das alternativas idealizadas por eles, fazem diversas exposições, teóricas e práticas, ao longo de todo o dia. Houve também uma introdução geral visando demonstrar como todas as iniciativas podem funcionar de forma integrada.

A primeira parada é a horta orgânica, onde os alunos explicam como produzem e vendem alimentos utilizando técnicas de compostagem e métodos ecológicos de combate a pragas e adubação. No caso do minhocário, que fica ao lado da horta, os estudantes falam sobre a criação de uma empresa especializada em comercializar o húmus.

“A auto-sustentabilidade está no cerne dos projetos desenvolvidos no Colégio. Os alunos aplicam os princípios de administração para gerenciar de forma eficiente os programas. A comercialização das verduras da horta e do húmus do minhocário vão perpetuar as ações em andamento”, disse Luiz Sérgio Cardoso de Oliveira, Diretor do Instituo Embraer de Educação e Pesquisa.

No módulo de Gestão do Lixo, os alunos demonstram os passos para implementação da coleta seletiva, o que vem acontecendo na escola. Além disso, apresentam dois tipos de aquecedores solares de baixo custo. Já testados, estes aquecedores podem ser usados em escolas e residências.

Talvez o mais conhecido entre os projetos de alternativas sustentáveis do Colégio, o Reflorestamento da Mata Ciliar do Ribeirão Vidoca, que corta a cidade de São José dos Campos, completa três anos em 2004 e deverá ser alvo de grande interesse dos visitantes. Apoiado pela Gerência de Meio Ambiente da Embraer, o projeto prevê o replantio inicial de 800 mudas numa das principais nascentes do rio.

Os outros projetos de destaque são o Biodigestor para Produção de Gás Combustível a partir de lixo orgânico, o projeto de Captação de Água da Chuva, a movimentação de um carro de brinquedo à explosão de hidrogênio, e o projeto de Reutilização de Água dos

Banheiros, implantado na escola e que visa a racionalização deste precioso e cada vez mais escasso recurso natural.

FONTE: Aviação Brasil / Embraer – Assessoria de Imprensa – São José dos Campos/SP