Anac dá 30 dias para a Pantanal deixar de operar no aeroporto do Aeroclube

133

A empresa aérea Pantanal, que opera no aeroporto do Aeroclube de Bauru, tem menos de 30 dias para transferir seus serviços ao novo terminal do município, inaugurado no último dia 23. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu à Pantanal prazo de um mês, a contar da data de inauguração do novo aeroporto, para começar a atender no local.

Se isso se confirmar, a empresa – que faz a linha Bauru-São Paulo – terá de transferir seus vôos comerciais para o aeroporto Bauru, localizado na divisa com Arealva, partir de 23 de novembro.

Conforme a assessoria de imprensa da Anac, a reunião entre a instituição, o Departamento Aeroviário de São Paulo (Daesp) e a Pantanal – adiada na semana passada – deverá ocorrer dentro dos próximos dias. O objetivo é discutir a saída da empresa do Aeroclube e definir a desativação dos equipamentos aeronáuticos do complexo.

João Amaro, representante comercial da Pantanal em Bauru, disse ontem à noite que não tinha conhecimento sobre o prazo estipulado pela Anac. Entretanto, afirmou que a empresa não solicitará mais tempo para permanecer no aeroporto, caso a data para a transferência seja mantida.

“Se esse prazo, realmente foi dado, ele terá de ser cumprido. Pretendemos cumpri-lo, primeiramente porque seria deselegante pedirmos um novo prazo e, segundo, porque o (novo) aeroporto já está em operação. Não temos o porquê de sermos contrários à orientação da Anac”, comenta Amaro.

De acordo com ele, a empresa ainda não mudou sua estrutura para o novo complexo por conta da distância que o local fica do Centro de Bauru. Amaro disse que em razão disso, o aeroporto do Aeroclube é mais cômodo aos passageiros que embarcam e desembarcam na cidade.

Por enquanto, apenas a empresa aérea Air Minas está operando vôos comerciais no terminal recém-inaugurado. A empresa faz a linha Bauru-Guarulhos, desembarcando no aeroporto de Cumbica. O serviço é oferecido de segunda a sexta-feira, com um vôo diário para Bauru. O avião sai de Guarulhos às 9h com destino a Bauru. O retorno ocorre às 18h.

A Pantanal oferece seis vôos diários de Bauru para São Paulo, com desembarque no aeroporto de Congonhas.

FONTE: Aviação Brasil via JCNet – Lucien Luiz – São Paulo/SP