Anac vai antecipar edital de leilão da Varig

105

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai antecipar a publicação do edital de leilão da parte operacional da Varig. Inicialmente programado para ser divulgado no início de julho, a agência decidiu antecipar o processo para o fim de maio, no máximo até a próxima quarta-feira.

A antecipação teve motivação prática. A companhia aérea atravessa dificuldades de caixa, que, de acordo com o plano aprovado na última assembléia de credores, deveriam ter sido resolvidas com um empréstimo-ponte financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A instituição se comprometeu a conceder até dois terços do empréstimo previsto de US$ 250 milhões, mas as três propostas enviadas ao banco foram recusadas por falta de garantias bancárias ou falta de garantia de capital próprio para honrar o um terço restante do empréstimo.

Sem opção para pôr o caixa em ordem, a Varig compromete alguns pagamentos correntes.

A Infraero pediu ao Ministério Público Federal que dê início a uma ação para obrigar a companhia a honrar R$ 16 milhões em taxas de embarques cobradas dos passageiros e não repassadas à estatal nos últimos 20 dias.

A saída encontrada pela agência foi antecipar a publicação do edital para o dia 31, no máximo. Neste dia, haverá mais uma audiência em Nova York com o juiz Robert Drain, da corte de falências local.

FONTE: Gazeta Mercantil – Rafael Rosas e Fernando Exman – São Paulo/SP