O CCD é instalado no vão entre os assentos dos pilotos e apresenta um sistema ergonômico para repouso do punho com “trackball” convenientemente posicionado, “scroll wheel” e botões para acionar as duas telas multifuncionais do PC-12 NG. O CCD oferece ainda uma opção para um controle de cursor junto com o atual “joystick” instalado na tela de controle multifuncional na região central inferior do painel de instrumentos.

Com sua suíte de aviônicos Primus Apex, o PC-12 tem características únicas para a integração com o CCD. Essa novidade vai criar um novo padrão em sua classe de aeronaves ao apresentar uma ferramenta de fácil utilização e integração tipicamente encontrada em jatos executivos de longo alcance.

A comparação é possível porque o software do Primus Apex é derivado do sistema Primus Epic e compartilha de sua interface INAV (navegação interativa). O poderoso software INAV permite aos pilotos controlar seus planos de voo, mapas móveis, clima, tráfego, e outros sistemas da aeronave usando apenas ações do tipo aponte e clique.

“Imagine usar um computador nos dias de hoje e ter de colocar toda a informação através de botões ou puxadores concêntricos”, diz Dietmar Bretscher, chefe de Engenharia da divisão Executiva e de Utilidades da Pilatus Aircraft. “Seria uma desafio até que alguém utilizasse um mouse para fazer isso”.

O PC-12 NG foi a primeira aeronave a apresentar a tecnologia avançada Primus Apex. O sistema é acoplado a um “airframe” e um motor que oferece baixo custo de aquisição e operação, uma cabine espaçosa, porta de carga padrão, e habilidade para pousar em pistas curtas, fazendo do PC-12 NG uma solução única para uma variedade de opções transporte.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

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