Avião Ipanema recebe prêmio da revista Flight International

202

O Ipanema, avião agrícola equipado com motor a álcool, recebeu hoje o prestigiado Prêmio da Indústria Aeronáutica na categoria Aviação Geral distribuído pela Flight International durante jantar realizado pela revista em Paris.

Satoshi Yokota, Vice-Presidente Executivo de Desenvolvimento e Indústria da Embraer, foi o representante da Companhia que recebeu o prêmio na capital francesa. O Ipanema é o primeiro avião produzido em série a sair de fábrica certificado para voar com motor a álcool. A aeronave é fabricada pela Neiva, empresa subsidiária da Embraer localizada em Botucatu, no interior de São Paulo.

A opção pelo álcool baseia-se no fato de o Brasil ser um importante produtor desse tipo de combustível, extraído da cana-de-açúcar. Os automóveis usam o álcool há mais de 20 anos no Brasil.

O Ipanema é o principal avião vendido pela Neiva. A aeronave tem mais de 30 anos de produção ininterrupta e acima de mil unidades comercializadas. Originalmente, o Ipanema era movido à gasolina de aviação. Atualmente, a Neiva tem mais de 110 pedidos de conversão de gasolina para álcool.

Os prêmios da Flight International são distribuídos anualmente em diferentes categorias para companhias, projetos ou pessoas que tenham prestado as maiores contribuições para a indústria aeronáutica num determinado ano. Os vencedores de 2005, escolhidos entre um total de dez categorias, foram anunciados em uma cerimônia no Pavillon d’Armenonville para cerca de 500 convidados no dia de abertura do Paris Air Show.

FONTE: Aviação Brasil / Embraer – Assessoria de Imprensa – São José dos Campos/SP

Publicidade