Azul Linhas Aéreas recebe seu primeiro Embraer 195

140

O contrato prevê 36 pedidos firmes, sendo 31 Embraer 195 e cinco Embraer 190. O negócio, divulgado em março deste ano, inclui ainda opções para outras 20 aeronaves e direitos de compra para mais 20.

“É uma grande satisfação realizar nossa primeira entrega para a Azul Linhas Aéreas”, disse Frederico Fleury Curado, Diretor-Presidente da Embraer. “Tenho certeza que ver o nosso Embraer 195 nas cores da Azul é motivo de orgulho especial para todos os empregados da Embraer, adicionando nosso primeiro operador brasileiro de E-Jets aos 51 clientes que temos distribuídos em 35 países, nos cinco continentes.”

A Azul inicia serviços desde o Aeroporto de Viracopos, na cidade de Campinas, no interior de São Paulo, para Porto Alegre e Salvador. A empresa aérea recebeu em outubro deste ano o Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo (CHETA) da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e já divulgou as primeiras rotas em que pretende operar no Brasil.

“É com muito orgulho que a Azul oferece aos passageiros brasileiros o melhor avião do mundo em sua categoria. E o melhor de tudo: esta excepcional aeronave foi projetada, construída e agora será operada por uma empresa brasileira. Sei que este é o melhor jato para o mercado doméstico. O Embraer 195 irá trazer índices de segurança inigualáveis aos nossos clientes e tripulantes, além de um nível de conforto excepcional”, disse David Neeleman, Presidente da Azul Linhas Aéreas Brasileiras. “Os Embraer 190 e 195 de nossa frota vão também operar com extrema economia. E tem mais: nossos E-Jets serão os jatos mais ‘verdes’ em operação no Brasil, com índices baixíssimos de ruídos e emissão de poluentes. Estamos todos muito felizes aqui na Azul com a entrega de nosso primeiro Embraer 195. Com jatos como este, vamos escrever uma nova página na história da aviação comercial brasileira.”

O Embraer 195 da Azul está configurado em classe única e acomodará confortavelmente 118 passageiros. Um sistema de entretenimento de última geração, com canais de vídeo ao vivo (Live TV) e telas individuais, estará disponível e cada passageiro poderá selecionar a programação de sua preferência. Com autonomia de 4.077 km (2.200 milhas náuticas), o jato será capaz de voar qualquer rota entre duas capitais brasileiras, sem escalas.

O Embraer 195 é o maior e mais novo dos quatro integrantes da família de E-Jets e iniciou operação comercial em setembro de 2006. Em 30 de setembro de 2008, a família Embraer 170/190 de E-Jets possuía 865 ordens firmes e 813 opções, marcas significativas para um programa de aviões comerciais num período tão curto de tempo. A família de E-Jets, com um total de aeronaves entregues já próximo de 500 unidades, já ultrapassou 2.2 milhões de horas voadas e transportou mais de 100 milhões de passageiros.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP