Bndes assume compromisso de ouvir trabalhadores nas negociações da Varig

260

Segunda, 8 de Dezembro de 2003
Fonte: JB Online

Em reunião realizada com os trabalhadores do Grupo Varig, o vice-presidente do Bndes, Darc Costa, assumiu o compromisso de envolver o grupo na análise das propostas de reestruturação da empresa e do setor aéreo que vierem a ser analisadas pela entidade.

Ele sugeriu a apresentação de uma proposta comercial da NV Participações Ltda, empresa formada para viabilizar a proposta de representação acionária dos trabalhadores da Varig, à Superintendência de Infra-Estrutura do Banco e ouviu do grupo o compromisso de cumprir esta etapa nos próximos dias.

A proposta dos trabalhadores do Grupo Varig garante à empresa uma estrutura societária equilibrada e moderna, dentro de um conceito de gestão profissional e de resultados.

Na condição de maiores credores da empresa – a dívida com o Fundo de Pensão Aerus é de cerca de R$ 2 bilhões – eles enviaram ao Bndes uma proposta de reestruturação pleiteando co-investimento ou empréstimo no valor de US$ 300 milhões, suficientes para a recapitalização e implantação de um novo sistema de governança corporativa.

A reunião, inicialmente presidida pelo presidente do Bndes, Carlos Lessa, contou com a participação de deputados federais e estaduais, entre eles o vice-líder do governo na Câmara, Beto Albuquerque.

Estiveram presentes, ainda, o representante dos acionistas minoritários da Varig, Sebastião Pinto, o ex-governador do Rio Grande do Sul, Amaral de Souza, e lideranças de entidades de pensionistas e trabalhadores do setor aéreo.

FONTE: Valduga – Fernando – Rio de Janeiro/RJ