O mais novo membro da família de aviões comerciais da Boeing decolou do Campo Paine, em Everett, no estado de Washington, às 10h27, horário local (16h27, horário de Brasília). Depois de quase três horas de voo, pousou às 13h33 no Campo Boeing, em Seattle.

O piloto-chefe do 787, Mike Carriker, e o capitão Randy Neville, testaram algumas das estruturas e sistemas do avião, assim como os equipamentos de gravação de dados puderam registrar e transmitir em tempo real para a equipe de testes de voo, no Campo Boeing.

Depois da decolagem em Everett, o avião seguiu a rota leste sobre o final do Estreito de Juan de Fuca. Os comandantes Carriker e Neville levaram o avião à uma altitude de 15.000 pés (4.572 metros), e uma velocidade no ar de 180 nós, cerca de 207 milhas (333 quilômetros) por hora, costumeiro em um primeiro voo.

“O dia de hoje é histórico e um verdadeiro orgulho para o time global que tem trabalhado incansavelmente para desenvolver e construir o 787 Dreamliner – o primeiro avião totalmente inédito do século 21”, disse Scott Fancher, vice-presidente e gerente-geral do Programa 787. “Nós buscamos superar o programa de testes de voo e logo, logo trazer níveis incomparáveis de eficiência, tecnologia e conforto para passageiros e linhas aéreas”, concluiu o executivo.

Utilizando duas turbinas Rolls-Royce Trent 1000, o primeiro Boeing 787 será integrado ao programa de testes de voo durante as próximas semanas e meses, junto com outros cinco 787s, incluindo dois deles que terão turbinas GEnx, da General Electric.

FONTE: Aviação Brasil – Redação – São Paulo/SP

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