Boeing e Japan Aircraft Development Corporation (JADC) finalizam acordos para o novo avião 787

201

A Boeing e a Japan Aircraft Development Corporation (JADC), representante de três fornecedores japoneses de peças (Fuji Heavy Industries, Kawasaki Heavy Industries e Mitsubishi Heavy Industries), assinaram contratos formais detalhando o trabalho para o novo avião Boeing 787 Dreamliner.

As companhias trabalham juntas no projeto desde novembro de 2003.

“Os acordos detalham como as companhias trabalharão para o 787 nos próximos anos”, declarou Mike Bair, vice-presidente e diretor-geral do Programa 787. “É importante haver total transparência para que fiquemos seguros de que os contratos assegurarão o sucesso do programa.”

Como já anunciado, a Mitsubishi Heavy Industries projetará e construirá as wing boxes (caixas centrais de junção das asas) do avião, que são os maiores elementos estruturais das asas. As wing boxes seguirão até Everett, em Washington, em cargueiros 747 (Large Cargo Freighters) especialmente modificados, para a finalização e instalação dos sistemas, do bordo de ataque e de fuga das asas e as das superfícies de controle.

A Fuji Heavy Industries será responsável pelos detalhes do design e pela montagem da wing box central e pela sua integração com o conjunto de rodas do trem de pouso principal.

A Kawasaki Heavy Industries fornecerá parte da fuselagem dianteira, o conjunto de rodas do trem de pouso principal e o bordo de fuga das asas fixo.

Termos específicos do acordo não foram revelados.

“Estamos orgulhosos do relacionamento duradouro que temos com estas companhias”, declarou Bair. “O 787 representa um grande passo na criação de um laço ainda mais forte entre a Boeing e suas parceiras japonesas.”

Vinte e uma companhias aéreas anunciaram pedidos e compromissos para 261 aviões Dreamliners. A ANA (All Nippon Airways), do Japão, receberá a primeira entrega do jato supereficiente em 2008. A ANA e a Japan Airlines (JAL) pediram um total de 80 aeronaves 787 Dreamliner.

FONTE: Aviação Brasil / Boeing – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP