Boeing e a Qatar Airways confirmam a compra de 30 jatos 787 Dreamliners e cinco unidades do 777F

124

A Boeing e a Qatar Airways firmaram acordo durante cerimônia no Dubai Air Show para marcar a compra de 30 unidades do 787 Dreamliner e cinco 777s Cargueiro. O acordo pela compra dos novos aviões está avaliado em mais de US$ 6,1 bilhões, em preços de tabela. Os aviões estavam previamente atribuídos a um cliente não-identificado na página de Compras & Entregas no website da Boeing.

“Nosso relacionamento com a Qatar Airways tem crescido imensamente”, disse Lee Monson, vice-presidente de vendas da Boeing Commercial Airplanes para a região. “As 57 encomendas de nosso avião de corredor duplo são a validação de nossa estratégia de produto – ainda mais com uma renomada linha aérea – confirma ainda mais a recompensa pela dedicação da liderança da Boeing e de nosso dedicado time do Oriente Médio”, conclui.

Em 2006, a Qatar Airways anunciou a encomenda de 14 aviões 777-300ERs, seis jatos 777-200LRs e dois 777 Cargueiros. A linha aérea tem programação para receber sei primeiro 777-300ER no final deste mês, quando o avião voará direto de Seattle para Doha, no Catar.

“A missão da Qatar Airways é a excelência total”, disse Akbar Al Baker, CEO da Qatar Airways. “Procuramos utilizar nossos novos jatos Boeing de modo a melhorar nossos serviços aos passageiros e, ao mesmo tempo, desempenhar um papel importantíssimo no desenvolvimento econômico do Catar através da expansão e otimização de nossas operações de transporte de carga aérea”, conclui o CEO.

A Qatar Airways é uma das cinco únicas linhas aéreas do mundo no ranking da Five Star e premiada pela Skytrax, uma agência independente de monitoramento da indústria. A linha aérea é uma das que apresenta crescimento mais rápido e tem expectativa de transportar mais de dez milhões de passageiros durante o atual ano fiscal.

O Oriente Médio tem vivenciado continuo de forte crescimento do transporte aéreo de carga, em torno de 5,8% da carga mundial – interna, internacional e dentro de sua região. Durante os últimos dois anos, o Catar representou um dos maiores produtos interno dentre os países do Golfo.

O Boeing 787 Dreamliner, com início de operação previsto para 2008, oferece aos passageiros a melhor experiência de vôo dentre os jatos comerciais. Até hoje, 51 linhas aéreas em todo o mundo já registraram 736 pedidos do Dreamliner, tornando-o o lançamento de maior sucesso da história da aviação comercial.

O 777 Cargueiro é o sexto e mais novo membro da família de aviões 777 – o avanço tecnológico dos aviões culminou em sua construção. O 777 Cargueiro é baseado no modelo para passageiros 777-200LR e é desenhado para facilitar a interligação com o Boeing 747 Cargueiro da frota. Doze clientes, em todo o mundo, já encomendaram 82 unidades do 777 Cargueiro – e está previsto para entrar em serviço no último trimestre de 2008.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP