Boeing escolhe parceiros para rodas e freios do 7E7 Dreamliner

264

A Boeing está juntando a Messier-Bugatti do Snecma Group e Goodrich’s Aircraft Wheels and Brakes group ao seu time global de prestadores de serviço para o 7E7 Dreamliner como fornecedor de freios elétricos. A nomeação marca o quarto “pacote de trabalho” do 7E7 para a empresa Goodrich Corp., sediada na Carolina do Norte, e a terceira para o grupo francês Snecma.

O 7E7 é o primeiro avião comercial grande com freios ativados por meio de eletricidade.

“Nossos parceiros responderam prontamente à nossa demanda por sistemas inovadores cujo retorno se traduza em valores reais – em termos de eficiência, confiança e redução de custos – para os nossos clientes,” disse Mike Bair, vice-presidente e gerente geral do Programa 7E7. “As empresas Messier-Bugatti e Goodrich são bem-vindas ao nosso forte time internacional.”

As companhias aéreas podem escolher entre os sistemas de freios elétricos tanto da Messier-Bugatti ou da Goodrich para os seus aviões 7E7. Neste caso a frenagem é gerada por meio de mecanismos eletro-mecânicos, ao contrário dos pistões hidráulicos tradicionais. Isto gera uma alta confiabilidade e um peso menor quando comparado aos sistemas tradicionais. Os freios elétricos também oferecem monitoramente automático por meio dos computadores do 7E7, o que, em termos de manutenção, representa uma grande vantagem para as companhias aéreas.

“Nosso sistema de frenagem eletro-digital é resultado de uma tecnologia desenvolvida e validade durante a última década. Temos alcançado ótimos resultados com esta tecnologia,” disse John Grisik, diretor regional de Airframe Systems para Goodrich, Yves Leclère, presidente e CEO da Messier-Bugatti disse, “Estamos muito orgulhosos da quarta seleção back-to-back da Messier-Bugatti pela Boeing. Com nosso produto no 767, C-17 Globemaster, 777-200LR/-300ER e agora no 7E7, há um claro reconhecimento pelos nossos avanços na tecnologia de freios elétricos “.

FONTE: Aviação Brasil / Boeing – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP