Centro de Treinamento da Líder Aviação completa um ano

259

O Centro de Treinamento da Líder Aviação, o primeiro da América Latina na especificação táxi aéreo, completa um ano desde a homologação da ANAC, com balanço positivo das atividades, que incluem treinamentos e exames teóricos e práticos de pilotos, mecânicos e coordenadores de vôo e comissários. De acordo com o Gerente de operações e do centro, Comandante André Ribeiro, somente no primeiro semestre deste ano foram ministrados 14 cursos, com 65 formandos.

O centro da Líder faz parte do seleto grupo de quatro núcleos de treinamentos existentes no Brasil. A empresa está apta a atender alunos em todas as bases da Líder, que têm as mesmas regras e especificações de treinamento. O gerente de operações atribui o sucesso do centro a vários fatores e destaca a preocupação com a qualidade do serviço. “Contamos com um plano de avaliação moderno e eficaz, avanços tecnológicos e de gestão de qualidade, aliado a um treinamento específico aos instrutores”, explica Ribeiro.

Além das demandas internas da Líder, o curso também atende demandas externas. Externamente, o Centro já desenvolveu alguns trabalhos, dentre eles o curso de “Treinamento Periódico” realizado na base SAO. Outro curso ministrado é o CRM (Coorporate Resource Management). Através do Currículo do CRM, o tripulante receberá o treinamento de Gerenciamento de Recursos de Cabine que inclui aplicação de conceitos de trabalho em equipe, liderança, consciência situacional (CFIT), gerenciamento da carga de trabalho, controle de Stress e relações interpessoais. Tudo visando otimizar o desempenho dos tripulantes como membro de uma equipe, com o objetivo de propiciar uma operação segura e eficaz.

Além disso, são ministrados cursos de RVSM (Reduced Vertical Separation Minimun), separação do espaço aéreo exigido pela legislação; e o CFIT (Control Flight Into Terrain), que tem a finalidade de evitar colisões.

Planos futuros envolvem treinamentos de tráfego aéreo internacional e parcerias com empresas de diferentes áreas de atuação, para complementar os serviços prestados pelo Centro de Treinamento.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade