China Southern recebe os dois primeiros ERJ 145

190

A Embraer anunciou hoje que a Harbin Embraer Aircraft Industry Company Limited, a “joint venture” estabelecida entre a Embraer, a Harbin Aviation Industry (Group) Co., Ltd. e a Hafei Aviation Industry Co., Ltd. – empresas controladas pela China Aviation Industry Corporation II – entregou os dois primeiros jatos ERJ 145 para a China Southern Airlines, a maior empresa aérea da República Popular da China. O cliente chinês encomendou um total de seis aeronaves ERJ 145 em fevereiro de 2004, com as entregas programadas para se estender até janeiro de 2005.

Desde 2000, a Sichuan Airlines, que hoje é parcialmente controlada pela China Southern Airlines Company Limited por meio de um acordo de acionistas, vem operando cinco ERJ 145 no país.

“Estamos muito satisfeitos por estar reunidos aqui para participar da cerimônia de entrega destes novos jatos regionais ERJ 145”, disse Hao Jianhua, Vice-Presidente da China Southern Airlines. “O lançamento deste novo ERJ 145 enriquece ainda mais a frota da China Southern e satisfaz a nossa demanda por aeronaves de capacidade diferente. Atualmente, a operação do ERJ 145 em rotas domésticas ainda está em estágio inicial”, disse Hao. Ele acrescentou: “À medida que a estrutura das rotas operacionais da China Southern continua a se expandir, e o mercado de aviação civil a se desenvolver, as aeronaves ERJ 145 proporcionarão aos nossos passageiros mais opções de serviços de transporte aéreo. Estamos confiantes de que esta cooperação criará um futuro promissor tanto para a Embraer quanto para a China Southern.”

“Estamos satisfeitos e honrados pela entrega dos primeiros dois ERJ 145 produzidos pela Harbin Embraer Aircraft Industry para o cliente lançador China Southern Airlines. Este é outro importante marco dentro da estratégia e comprometimento de longo prazo da Embraer no mercado chinês”, disse Frederico Fleury Curado, Vice-Presidente Executivo para o Mercado de Aviação Civil da Embraer. “Estamos certos de que o negócio da China Southern se beneficiará enormemente por estas aeronaves, que desfrutam de grande sucesso no mundo todo. Com mais de 800 unidades em operação, nós acreditamos que o ERJ 145 se adequará bem à frota e à estrutura de rota atual da China Southern, proporcionando os mesmos bons serviços que fizeram desta aeronave um dos mais bem sucedidos programas da indústria aeronáutica mundial.”

A Embraer assinou um acordo em dezembro de 2002 para estabelecer uma unidade de produção na China. Esta foi a primeira empreitada industrial da Embraer fora do Brasil para a produção de sua renomada família ERJ 145 de aeronaves, que são as mais adequadas para as necessidades da aviação comercial no âmbito do mercado chinês. A

nova empresa, Harbin Embraer Aircraft Industry Company, Ltd., é sediada em Harbin, na província de Heilongjiang, e é especialiaza na produção em série dos bem-sucedidos jatos da 30 a 50 assentos da família ERJ 145.

FONTE: Embraer – Assessoria de Imprensa – São José dos Campos/SP