Colisão entre aviões militares turcos mata quatro

156

O choque de dois aviões turcos de combate tipo F-4 Phantom II quando sobrevoavam a província de Konya, na Anatólia central, causou a morte dos quatros pilotos hoje. Segundo testemunhas citadas pela agência de notícias turca “Anatolia”, as duas aeronaves se chocaram no ar e caíram sobre uma área montanhosa de Gokbel, perto da cidade de Hadim.
O canal de notícias turco CNN informou, por sua vez, que os F-4 pertenciam às Forças Armadas da Turquia, que faziam vôos de treinamento. Fontes militares turcas, citadas pela Anatólia, disseram que a região onde caíram os aviões é de difícil acesso e que o posterior incêndio das aeronaves propagou o fogo numa parte da floresta.

A província de Konya, na Anatólia central, abriga a maior base aérea da Turquia e os F-4 fazem vôos freqüentes de treinamento na área, especialmente durante a tarde. Em meados de janeiro, um F-16 e um F-4, também das Forças Aéreas turcas, se chocaram durante um vôo de treinamento, causando a morte dos dois pilotos.

De acordo com dados oficiais, desde 1997, 11 aviões de guerra tipo F-4 se chocaram na Turquia, segundo a imprensa, deixando 12 pilotos mortos.

FONTE: EFE – Fernando Valduga – Porto Alegre/RS

Publicidade