Comissão aprova acordo com Uruguai contra aeronave ilegal

66

A Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul aprovou na semana passada a Mensagem 160/05, do Poder Executivo, que encaminha ao Congresso o texto de acordo de cooperação firmado entre os governos do Brasil e do Uruguai para combater o tráfego de aeronaves envolvidas em atividades ilegais, como contrabando e narcotráfico.

Em seu parecer pela aprovação da matéria, o relator, senador Pedro Simon (PMDB-RS), lembra que o Brasil já fez acordos semelhantes e bem-sucedidos com o Paraguai, Argentina, Colômbia e Peru.

Assinado em Montevidéu em 14 de setembro de 2004, o tratado prevê, entre outras atividades conjuntas, o intercâmbio de informações e o controle do tráfego de aeronaves na fronteira. Segundo o governo, mais de 100 vôos clandestinos são registrados por mês naquela área.

Sujeita à análise do Plenário, a proposta ainda será votada pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Viação e Transportes; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

FONTE: Agência Câmara – Oscar Telles – São Paulo/SP