Conselho Brasil-Europa de Turismo destaca aumento do fluxo de turistas para a Europa em 2005

86

Em reunião em São Paulo, o Conselho Brasil-Europa de Turismo fez uma avaliação bastante positiva dos primeiros quatro meses do ano. O número de turistas brasileiros que viajou para a Europa neste período foi superior ao do mesmo período do ano passado e as companhias aéreas vem operando com vôos praticamente lotados. “Estamos bastante confiantes neste crescimento, o único problema pode ser a capacidade aérea”, disse João Mota Pinto, presidente da Comissão Européia de Turismo – América Latina. Segundo ele, as companhias aéreas estão ampliando a oferta, mas isso não acontece da noite para o dia.

Participaram da reunião do Conselho Erik Fouquart, da Air France, Ralf Aasmann, da Lufthansa, Vincent Toulotte, da Maison de la France, Paulo Gadzanis, da Anhembi Turismo, Fabiana Vieira, da TAP, Michel Tuma Ness, da Fenactur, João Martins Neto, da Abav, Carol Bezerra, da TAM, Eduardo Nascimento, do Sindetur, Filipe Pereira dos Reis, da IATA, e Goiaci Alves Guimarães, da Favecc.

Em 2004, companhias aéreas, como Lufthansa e Air France, fecharam o ano superando as metas em 30%. E iniciaram 2005 com aumento de oferta. A Lufthansa colocou um vôo diário a mais para a Europa desde fevereiro, a Air France, que já opera duas freqüências diárias, vai incluir mais uma a partir de julho e a TAP também vai aumentar, passando de 37 para 40 vôos semanais entre o Brasil e a Europa.

Nos últimos cinco anos, a Europa tem recebido mais brasileiros que os Estados Unidos, o principal concorrente. E os países mais procurados são Portugal, Alemanha, França e Itália.

Além da avaliação setorial, durante a reunião do Conselho Brasil-Europa de Turismo realizada hoje foi anunciado o lançamento do portal do turismo europeu, que acontece em outubro, durante o encontro da Abav (entidade que reúne as agências de viagens). O portal – www.visiteurope.com – consumiu 2 milhões de euros em investimentos e vai disponibilizar informações sobre 33 países da Europa em sete idiomas, inclusive o português. Ainda com o objetivo de promover a Europa como destino para o mercado brasileiro, a Comissão Européia de Turismo promoverá o tradicional Roadshow para agentes de viagens, passando pelas cidades de Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Campinas (SP), durante o mês de agosto.

FONTE: Aviação Brasil / Comissão Européia de Turismo – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP