Conselho Brasil-Europa diz que crise aérea não reduziu a procura pelo destino Europa

218

O Conselho Brasil-Europa se reuniu ontem (9/5), em São Paulo, para avaliar a Europa como destino turístico no mercado brasileiro e a principal conclusão foi que a atual crise aérea não reduziu a demanda. “Os passageiros vêm enfrentando problemas de atrasos, mas a grande necessidade hoje é o aumento da oferta com abertura de novos vôos”, disse Teresa Ortíz, presidente da Comissão Européia de Turismo, na América Latina. Segundo ela, há expectativas com a TAP, que aumentará os vôos saindo de Brasília, com a BRA e com a SWISS, que acrescentará mais uma freqüência semanal entre São Paulo e Zurique, em julho.

Os gastos de turistas brasileiros no exterior têm sido maiores a cada ano, o que deixa os países estrangeiros bastante animados. Segundo o Ministério do Turismo, em novembro 2006, os brasileiros gastaram no exterior 481 milhões de dólares, um aumento de 9,57% comparado com 2005. No comparativo dos totais acumulados dos 11 meses de 2006 e 2005, os brasileiros gastaram 21,44% a mais no exterior na atual temporada (US$ 5,250 bilhões ante US$ 4,323 bilhões). “Outro fator favorável é o fortalecimento do Real, o que torna as viagens mais em conta para o turista brasileiro”, disse Teresa Ortíz, que lembrou ainda o quanto a não exigência de visto e a vasta rede de transporte entre os países funcionam como atrativos na Europa.

Durante a reunião, o Conselho Brasil-Europa avaliou positivamente o portal www.visiteurope.com, que nos três primeiros meses do 2007, teve mas de 100 mil visitas.

O Conselho é composto de representantes dos países que fazem parte da Comissão Européia de Turismo na América Latina (CET-AL) e mais diretores e presidentes de entidades ligadas ao turismo, companhias aéreas, associações, entre outros.

No mundo, a Comissão Européia de Turismo reúne 36 países, sendo que as última incorporações foram Montenegro, Sérvia e São Marino. A entidade tem como objetivo em comum: promover a Europa e seus destinos turísticos por todo o mundo. O grupo operacional da CET para América Latina é composto de onze países – Alemanha, Áustria, Espanha, França, Grã-Bretanha, Irlanda, Itália, Polônia, Portugal, República Tcheca e Suíça.

O endereço da Comissão Européia de Turismo na Internet é http://www.visiteurope.com/br

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade