EADS DCS fornecerá UAV demonstrador para a França

314

A EADS Defesa e Sistemas de Comunicação (EADS DCS) foi selecionada pela Agência Geral para Armamentos da França (DGA) para o fornecimento do UAV (unmanned air vehicle, ou veículo aéreo não-tripulado) demonstrador Carapas (sigla em francês para CApacité drone RAPide AntileurreS). Seus resultados serão utilizados na elaboração dos requerimentos para o Programa de Missões Multi-Sensores.

Será fornecido um completo sistema demonstrador, que inclui não só o UAV Carapas mas também sensores de missão, data links e respectivos equipamentos de solo. “A decisão da DGA em escolher a EADS DCS foi tomada após um intenso processo de concorrência no qual o critério decisivo foi a relação custo-eficiência”, afirma o responsável pela área de negócios em ISR (inteligência, vigilância e reconhecimento) da empresa, Peter Gutsmield.

O Carapas é desenvolvido em conjunto com a companhia italiana Galileo Avionica. Ele terá capacidade de voar entre Mach 0,25 e Mach 0,65 (entre 80 e 200 metros por segundo), alcance de 600 quilômetros e capacidade para transportar 60 kg de carga útil para missões de reconhecimento. Após sua produção, prevista para um prazo de 18 meses, o aparelho passará por uma bateria de testes em vôo na França.

“A escolha de nossa proposta pela DGA comprova a habilidade da EADS DCS em desenvolver e integrar soluções com alto valor agregado para nossos clientes”, destacou Stephan Zoller, CEO da EADS DCS.

A EADS DCS integra a EADS Defesa e Sistemas de Segurança, que oferece soluções integradas tanto para forças armadas quanto de segurança pública, e atua nas áreas de aeronaves militares, mísseis, ISR, defesa eletrônica, sensores e aviônicos, sistemas de comando, controle e comunicações, e serviços relacionados. A divisão registrou no ano passado receitas de € 5 bilhões.

A EADS é líder global nos mercados aeroespacial e de defesa. O grupo, que registrou receitas de € 31,1 bilhões em 2003, ocupa posições de liderança nos mercados mundiais de aviação comercial (Airbus), aviação militar (CASA – Construcciones Aeronauticas S.A), helicópteros (Eurocopter), espaço (Ariane, Astrium), e sistemas de defesa (MBDA). A empresa detém um amplo e diversificado escopo de produtos e desenvolve permanentemente parcerias locais, através de sua rede de 35 escritórios internacionais, três deles localizados na América Latina (São Paulo, Santiago e Cidade do México).

No Brasil, a EADS mantém investimentos há 26 anos, tendo iniciado sua presença por meio da Helibras; é acionista da Embraer e desenvolve parcerias de longo prazo com diversos clientes, como a TAM, as Forças Armadas, a Polícia Federal e as forças policiais estaduais.

FONTE: EADS – Aviação Brasil – São Paulo/SP

Publicidade