EADS fornecerá armas a fuzileiros navais dos EUA

144

A TDA Armaments SAS, subsidiária da EADS e da Thales, conquistou um importante contrato da área de defesa nos Estados Unidos. O consórcio liderado pela General Dynamics Ordnance and Tactical Systems (GD-OTS), do qual a TDA faz parte, foi selecionado pelo Corpo de Fuzileiros Navais daquele país para desenvolver e produzir o futuro Expeditionary Fire Support System (EFSS), sistema de apoio bélico a grupos expedicionários em combate.

O contrato, cujo valor total é de US$ 300 milhões, confere à TDA a responsabilidade pelo sistema de armas do EFSS, composto pelo morteiro rebocável de 120 milímetros 120 RT. Este equipamento tem se mostrado de eficácia comprovada, sendo hoje utilizado pelas forças armadas de 24 países – incluindo quatro integrantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Igualmente controlada pela EADS e pela Thales, a TDA Armaments faz parte da divisão Defesa e Sistemas de Segurança (DS) da EADS, que é responsável pelo desenvolvimento de soluções de sistemas integrados. Com receitas de 5,2 bilhões de euros em 2003, a DS atua também nas áreas de aeronaves militares, sistemas de mísseis, inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR), sistemas com aeronaves pilotadas e não-pilotadas (UAVs) e sistemas de gerenciamento de campo de batalha.

FONTE: Aviação Brasil / EADS – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP