EASA emite certificado de tipo para o jato Embraer 170

236

A recém-criada European Aviation Safety Agency (EASA) concedeu o certificado de tipo para o EMBRAER 170, abrindo o caminho para a Embraer iniciar as entregas do jato, com capacidade para entre 70 e 78 passageiros, a clientes da União Européia.

Este é o primeiro certificado de tipo para uma nova aeronave de transporte emitido pela EASA, além de ser um marco para o programa da família EMBRAER 170/190, que traz soluções tecnologicamente avançadas para o mercado de aviação comercial baseadas em uma plataforma inteiramente nova.

Na semana passada, o Centro Técnico Aeroespacial (CTA) do Brasil e a Federal Aviation Administration (FAA) dos Estados Unidos concederam os certificados de tipo ao EMBRAER 170. O novo jato também recebeu uma carta de recomendação da entidade européia Joint Aviation Authorities (JAA).

A emissão do certificado de tipo pela EASA marca o término da campanha de certificação que na semana passada resultou na validação praticamente simultânea da aeronave pelas autoridades de aviação brasileira, norte-americana e européia. A emissão de três certificados em menos de uma semana é um grande feito dentro da indústria e é resultado de um esforço internacional integrado da Embraer e autoridades.

O EMBRAER 170 é uma aeronave avançada com arquitetura de sistemas em estado da arte que proporciona melhorias consideráveis em termos de operação, interface homem-máquina, e manutenção. O jato tem todos os atributos para conquistar os mais exigentes clientes e passageiros por sua eficiência no que se refere a custos, por ter alto nível de conforto, além de sua funcionalidade.

FONTE: Embraer – Aviação Brasil – São José dos Campos/SP