EUA planejam banco de dados sobre passageiros aéreos

165

O governo dos Estados Unidos está dando continuidade a um sistema computadorizado com informações sobre passageiros aéreos, apesar da resistência das companhias aéreas e de defensores dos direitos de privacidade, segundo informou a edição de hoje do jornal “The Washington Post”.

O governo exigirá que companhias aéreas deixem autoridades ver informações dos passageiros, segundo o jornal. Passageiros que passarem por aeroportos norte-americanos seriam classificados com um número e uma cor que apontam seu nível de ameaça à aeronave em que viajam, de acordo com o jornal.

Outro programa, que deve ser lançado neste ano, possibilitaria que passageiros que viajam frequentemente tivessem passagem mais rápida pela segurança se eles derem informações pessoais ao governo, disse o “Washington Post”.

Defensores dos direitos de privacidade e do consumidor dizem que os programas poderiam ser discriminatórios porque alguns passageiros seriam verificado mais rigidamente do que outros

Os dois programas substituiriam o controle com impressões digitais e fotografias dos passageiros que chegam aos EUA que foi iniciado na semana passada.

FONTE: Reuters – Fernando Valduga – Porto Alegre/RS

Publicidade