EUA podem permitir celular Wi-Fi em vôos

122

Um grupo de operadoras de telefonia móvel apresentou pedido às autoridades de aviação dos Estados Unidos para permitir o uso de telefones celulares em vôos internos.

As operadoras argumentam que uma conexão em Wi-Fi não ofereceria risco à segurança dos vôos. No país, as regras para uso de telefones em aviões foram fortemente restringidas, sobretudo após os atentados de 11 de setembro de 2001.

Há um ano, no entanto, a Administração Federal de Aviação dos EUA concedeu aprovação temporária para a United Airlines testar o uso de telefones Wi-Fi em vôos domésticos.

Aparelhos com Wi-Fi se conectariam a um sistema de telecom instalado nos aviões e, esse mesmo sistema, realizaria chamadas para fones fixos e móveis em terra.

A tecnologia garantiria segurança ao vôo, já a freqüência do Wi-Fi não causaria interferência nos sistemas de navegação e comunicação usados pela equipe de pilotagem. As autoridades americanas prometeram estudar o pedido das operadoras.

Na Europa, a Air France anunciou que adotará, a partir de setembro, tecnologia que permite o uso de telefones celulares em pleno vôo. Outras companhias européias, como a portuguesa TAP, estudam implementar o mesmo sistema.

FONTE: Info Online – Felipe Zmoginski – São Paulo/SP