Em reunião com analistas, Embraer comenta resultados, metas e novos projetos

119

A Embraer realizou na última terça-feira (22) uma reunião com analistas de mercado, onde comentou seus resultados no segundo trimestre de 2006, perspectivas para os próximos períodos e novos projetos de mercado.A empresa manteve o guidance para a produção em 2006 e 2007 em, respectivamente, 145 e 150 aeronaves.

Quanto ao resultado apresentado no segundo trimestre, a companhia ressaltou que as margens vêm se recuperando, beneficiadas principalmente pela estabilização do real frente ao dólar.

No campo da aviação executiva, a Embraer apresentou os projetos Phenom 100 e Phenom 300, com previsão de estréia para início de 2008 e meados de 2009, respectivamente. As duas aeronaves possuem cabines maiores do que as principais concorrentes com a mesma faixa de preço. Os investimentos para a linha Phenom estão estimados em US$ 235 milhões, sendo 50% deste total proveniente de parcerias com seus principais fornecedores.

Ainda neste setor, a Embraer divulgou que já foram feitas 76 entregas em 18 países do Legacy 600, jato pioneiro da companhia na aviação executiva. A perspectiva é de que sejam entregues de 25 a 30 aeronaves por ano nos próximos períodos, visto que o market share nesta categoria passou de 10% em 2002 para 15% em 2006.

No segmento de defesa, a companhia demonstrou cautela e revisou para baixo suas estimativas de crescimento. A receita do setor deve ficar em torno de 10% da receita total dos próximos anos. Na aviação comercial não ocorreram mudanças substanciais, e a previsão da Embraer é de crescimento gradativo de sua produção, que deve passar dos atuais 8-10 aeronaves por mês para 10-12 no primeiro semestre do próximo ano, chegando à marca de 14 jatos até o segundo semestre de 2007.

A corretora Ágora, levando em consideração a forte alta e a instabilidade dos preços do petróleo, além da conjuntura do setor de companhias aéreas no mundo, que deve retardar novos pedidos, recomenda a manutenção dos papéis da empresa.

Em mais um dia complicado para o mercado como um todo, as ações ordinárias da Embraer eram cotadas há pouco em R$ 19,06, queda de 1,24%.

FONTE: Infomoney – Redação – São Paulo/SP