Embraer 190 certificado para CAT IIIA com HGS duplo

208

O jato EMBRAER 190 recebeu a certificação da Federal Aviation Administration (FAA) para aproximações de CAT IIIA, orientação para rolagem e decolagens com visibilidade limitada, por meio do sistema de orientação Head-up Guidance System (HGS) duplo. Trata-se do primeiro uso na aviação comercial de dois Head-up Displays (HUD), o que é mais comum em aeronaves militares sofisticadas.

A principal vantagem do sistema duplo é a melhor capacidade de percepção e monitoramento por parte de ambos os pilotos, proporcionando, dessa forma, operações mais seguras. Os jatos EMBRAER 190 da JetBlue serão os primeiros E-Jets a receber este novo equipamento.

“Agora que os quatro integrantes da família de E-Jets estão certificados, estamos concentrando nossos esforços em agregar ainda mais valor ao produto”, disse Mauro Kern, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Comercial. “O fato de o EMBRAER 190 ser a primeira aeronave comercial a incorporar o sistema de orientação HGS duplo é mais um exemplo da implementação de tecnologia de ponta nos E-Jets.”

O HUD oferece aos pilotos um sistema de alerta situacional melhorado em todas as fases do vôo e melhora a eficiência da tripulação e a performance operacional da aeronave. O equipamento permite ainda a aproximação de Categoria IIIA até o toque da aeronave no solo (guidance-to-touchdown) em condições meteorológicas adversas e decolagens com visibilidade limitada, o que pode reduzir o número de cancelamentos, desvios e atrasos dos vôos. O sistema Flight Dynamics HGS-5600 da Rockwell Collins instalado nos E-Jets da Embraer utiliza a tecnologia LCD para alta qualidade de imagem e melhor confiabilidade.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP