Embraer 190 da Azul Linhas Aéreas sobrevoa Alphaville, sede da empresa

205

A aeronave Embraer 190, prefixo PR-AZL, comandada pelo diretor de operações da empresa, Álvaro Neto, decolou de Gavião Peixoto, interior de São Paulo, onde fica a Embraer, às 13h36, com destino a Campinas, aeroporto de Viracopos, onde pousou às 14h35. A companhia se prepara para começar a operar em dezembro, mas ainda não anunciou as rotas que pretende voar.

No começo do ano, a Azul encomendou 40 aeronaves Embraer e fez opção de compras para outras 36. Adicionalmente, para acelerar sua entrada no mercado brasileiro, arrendou duas aeronaves Embraer 190 nos Estados Unidos, as quais já se encontram no Brasil e vêm sendo utilizadas para atividades de treinamento e aperfeiçoamento de pilotos e comissários de bordo. A entrega da primeira aeronave nova pela Embraer deverá acontecer nas próximas semanas. A expectativa é receber uma por mês ao longo de três anos, chegando a 42 aeronaves no final de 2012.

As aeronaves Embraer 190/195 da Azul serão equipadas com bancos de couro ecológico em fileiras com 4 assentos, sem as incômodas poltronas do meio. Contarão com o que há de mais moderno em termos de tecnologia aeronáutica, como, por exemplo, dois dispositivos HUD – Head Up Display – que permitirão um significativo aumento na segurança operacional. Originário da aviação militar, o sistema permite a projeção dos dados mais importantes do vôo num cristal que fica à altura dos olhos dos pilotos, permitindo que eles tenham todas as informações necessárias para voar sem precisar desviar os olhos da pista de pouso e do tráfego de outras aeronaves.

Outro diferencial também promete revolucionar o mercado. A nova empresa será a primeira na América Latina a oferecer TV ao vivo, em monitores individuais, através da instalação de um sistema via satélite da LiveTV, que estará disponível a partir do segundo semestre de 2009.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade