Embraer 190 faz vôo inaugural em S.J.dos Campos

242

A Embraer anunciou hoje o primeiro vôo do EMBRAER 190, o terceiro modelo de uma família de jatos comerciais de nova geração especificamente projetada para o inexplorado mercado entre 70 e 110 assentos. O vôo inaugural do EMBRAER 190 marcou o início da campanha de testes em vôo da aeronave, que será conduzida em Gavião Peixoto, interior do estado de São Paulo.

O EMBRAER 190, número de série 0001, decolou hoje de São José dos Campos, principal unidade fabril da Embraer, às 10:30 am (hora local). Nesta missão, que durou duas horas e 45 minutos, a nova aeronave desempenhou com sucesso uma série de testes de validação de sistemas e iniciou a abertura do envelope operacional do avião.

“Estamos totalmente satisfeitos com a memorável conclusão do vôo inaugural do EMBRAER 190, que se tornou um marco dentro deste programa desafiador”, disse Maurício Botelho, Diretor-Presidente da Embraer. “Uma vez produzido em série, o EMBRAER 190, produto de classe mundial, vai se equipar e exceder os mais exigentes requerimentos da indústria de transporte aéreo.”

A conclusão da campanha de testes em vôo validará a nova aeronave, com capacidade para transportar entre 98 e 108 passageiros, para receber a certificação de tipo no terceiro trimestre de 2005. A isto se seguirão imediatamente as primeiras entregas ao cliente lançador JetBlue Airways dos Estados Unidos.

“O primeiro vôo do EMBRAER 190 transcorreu de maneira extraordinária e tudo saiu como previsto, especialmente a confirmação das características comuns de vôo em relação aos outros membros da família. Sem dúvida, pilotos de várias partes do mundo acharão que esta é uma excelente aeronave para se voar”, disse Eduardo Menini, o Piloto de Prova em Comando da Embraer. A tripulação do EMBRAER 190 em sua missão inaugural era composta também pelo Piloto de Prova Chefe Luiz Carlos Rodrigues e pelo Engenheiro de Ensaios em Vôo Fábio Costa.

O EMBRAER 190 foi apresentado no início de fevereiro em São José dos Campos, em cerimônia presenciada por clientes, parceiros, fornecedores e o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre outros oficiais do alto escalão civil e militar do Brasil. Mesmo antes do seu vôo inaugural, o EMBRAER 190 contava com 110 pedidos firmes.

FONTE: Embraer – Aviação Brasil – São José dos Campos/SP