Embraer 190 recebe certificado do FAA

166

A Embraer anunciou hoje que a Federal Aviation Administration (FAA), agência de certificação dos Estados Unidos, emitiu sexta-feira o certificado de tipo para o avião EMBRAER 190, de 100 assentos. Isto permite que a mbraer inicie as entregas ao cliente-lançador JetBlue e à General Electric Capital Aviation Services (GECAS) naquele país.

“A conclusão do processo de certificação nos Estados Unidos abre o caminho para o começo das entregas neste importante mercado. Desde março de 2004, o EMBRAER 170, primeiro avião da família EMBRAER 170/190 a entrar em operação comercial na América do Norte, conquistou as empresas aéreas e os passageiros por seus atrativos níveis de conforto e economia. Estamos confiantes de que o EMBRAER 190 fará o mesmo”, disse Satoshi Yokota, Vice-Presidente Executivo de Engenharia e Desenvolvimento da Embraer.

A outorga do certificado de tipo pela autoridade dos Estados Unidos aconteceu apenas três dias após a homologação do EMBRAER 190 pelo Centro Técnico Aeroespacial (CTA) no Brasil. A European Aviation Safety Agency (EASA) e a Transport Canada Civil Aviation (TCCA) deverão em breve certificar o EMBRAER 190.

O EMBRAER 190 é o terceiro integrante da nova família Embraer, formada por quatro jatos, a receber o certificado de tipo. O EMBRAER 195, último integrante da família a ser desenvolvido, deverá ser certificado em meados de 2006.

A família EMBRAER 170/190 contava com 412 encomendas firmes e 373 opções até 30 de junho de 2005.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade