Embraer 195 decola oficialmente

300

O jato comercial EMBRAER 195 fez hoje seu vôo inaugural na sede da Embraer em São José dos Campos, desempenhando com sucesso uma série de testes de validação de sistemas e qualidades em vôo. O avião decolou às 11:58 do horário local e aterrissou em segurança 1 hora e 56 minutos mais tarde.

O EMBRAER 195, de 108 assentos, é o maior avião já construído pela Embraer. Impulsionado por dois motores GE CF34-10E, esta aeronave pode ser configurada para oferecer serviços em uma ou duas classes. Com carga paga máxima de 13.530 quilos, este avião oferece a melhor relação entre economia e desempenho.

O EMBRAER 195 continuará os testes em vôo na Unidade Gavião Peixoto, no interior do estado de São Paulo, onde também tem lugar a campanha de certificação dos outros membros da família EMBRAER 170/190.

“O primeiro vôo do EMBRAER 195 decorreu bem. Com todos os testes de validação concluídos com sucesso, estamos verdadeiramente impressionados com as características comuns do EMBRAER 195 em comparação aos outros membros da nova família de jatos da Embraer”, disse Glen Peach, Piloto de Prova em Comando. A tripulação era formada ainda por Ricardo Noce, Piloto de Prova, e André Célere, Engenheiro de Ensaios em Vôo da Embraer.

A certificação do EMBRAER 195 é esperada para o segundo trimestre de 2006. A SWISS encomendou 15 aviões EMBRAER 195 e tem dez opções de compra do modelo. A General Electric Capital Aviation Services (GECAS) tem dez opções de compra deste avião.

O EMBRAER 195 é o quarto e maior integrante desta família de jatos comerciais da Embraer. Projetados para o mercado entre 70 e 110 assentos, estes jatos oferecem amplo espaço de cabine e compartimento de bagagem, proporcionando ao operador excelente economia operacional, desempenho e confiabilidade.

FONTE: Aviação Brasil / Embraer – Assessoria de Imprensa – São José dos Campos/SP

Publicidade