Embraer deve gerar mil empregos diretos com novo modelo

177

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou, na manhã desta segunda-feira, a criação de cerca de mil novos empregos diretos com o novo avião modelo 190 da Embraer, o maior da empresa, com capacidade para até 108 passageiros. A aeronave foi apresentada na sede da empresa, em São José dos Campos, interior de São Paulo.

Segundo o presidente, o crescimento da Embraer, quarta maior fabricante de aviões do mundo, também deve beneficiar o programa Fome Zero. A companhia promete uma doação proporcional ao número de passageiros das aeronaves. Quanto mais a empresa vender aviões, mais vai doar ao programa. A meta para este ano é exportar 160 aeronaves e doar 800 toneladas de alimentos.

Durante discurso na cerimônia de lançamento do 190, Lula elogiou a gestão da Embraer e o desempenho da produção. “Temos que nos orgulhar da capacidade de trabalho dos brasileiros”, afirmou. Descontraído como sempre, Lula disse que, se pudesse, vestiria o macacão usado pelos trabalhadores da empresa. “Só não vesti o macacão da Embraer porque o protocolo não permite”, brincou.

Lula lembrou da importância da Embraer no crescimento do superávit do Brasil na balança comercial. Ano passado, a empresa ficou na terceira colocação entre as empresas que mais exportam no País. “O Brasil está conquistando mais mercados e aumentando a exportação de produtos com valor agregado”, afirmou o presidente.

Também participaram da cerimônia o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ministros de estado, clientes, parceiros e fornecedores.

FONTE: JB Online – Fernando Valduga – Porto Alegre/RS