Embraer entrega jato a FlyBe

180

A Embraer entregou hoje à Flybe, uma das maiores empresas de baixo custo da Europa, seu primeiro avião EMBRAER 195, para 118 passageiros. A companhia é a cliente lançadora da aeronave. Com sede no Reino Unido, a Flybe atualmente opera uma frota de 39 aviões em 125 rotas, a partir de 45 aeroportos em nove países. A Flybe tem 14 encomendas firmes de jatos EMBRAER 195 e 12 opções.

A cerimônia de entrega ocorreu na sede da Embraer, em São José dos Campos, com a participação dos principais executivos da Embraer e da Flybe.

“A Flybe é o primeiro cliente a receber um EMBRAER 195 e é com entusiasmo que esperamos o momento de ver este E-Jet sobrevoando os céus do Reino Unido e de outros destinos europeus. Com sua inigualável combinação de conforto, desempenho e tamanho ideal para servir a mercados de média densidade, o EMBRAER 195, com seu baixo custo por assento-quilômetro, oferecerá a eficiência requerida por uma das principais empresas de baixo custo da Europa tão logo entre em operação”, disse Maurício Botelho, Presidente do Conselho e Diretor-Presidente da Embraer.

Equipado com um visor individual de Head-up Guidance System (HGS) e configurado para oferecer serviço em classe única, a aeronave será usada extensivamente dentro da malha atual e da malha em expansão da Flybe, substituindo os aviões BAe 146.

“Não é sempre que um novo modelo de aeronave entra em serviço e estamos muito orgulhosos por ser a Flybe a cliente lançadora deste fabuloso avião. O EMBRAER 195 nos ajudará a continuar oferecendo o melhor custo benefício, baixas tarifas e serviços de alta qualidade nas nossas rotas regionais dentro do Reino Unido e em rotas curtas internacionais. O avião também vem ao encontro do nosso declarado objetivo, que é o de operar dois tipos de aeronave à medida em que aposentamos os BAe 146”, disse Jim French, Chairman e CEO da Flybe.

O EMBRAER 195 é uma excelente opção para empresas de baixo custo que operam em mercados de média densidade, devido ao seu menor custo por viagem em comparação aos narrowbody tradicionais (aviões com corredor único para até 200 passageiros). Além disso, quando configurado com 106 assentos, esta é uma aeronave extremamente confortável para oferecer serviço em duas classes, sendo um forte concorrente para substituir as velhas frotas de narrowbody das empresas aéreas tradicionais, que requerem a divisão da cabine em duas classes de serviço.

O EMBRAER 195 foi homologado pela autoridade brasileira em 30 de junho de 2006. Imediatamente depois disso, recebeu o Certificado de Tipo da European Aviation Safety Agency (EASA). Em julho, a Embraer anunciou que as taxas finais de consumo de combustível da aeronave eram 3% menores que o planejado, reiterando o conceito dos EJets como sendo aviões altamente eficientes.

A Embraer entregou mais de 1.020 jatos comerciais das famílias de E-Jets e ERJ 145, os quais voam atualmente por mais de 70 companhias aéreas em 43 países. O EMBRAER 195 é o quarto integrante da família de E-Jets, uma nova geração de aeronaves otimizadas para atender o segmento de 70 a 110 lugares. Os E-Jets atualmente estão em operação pela JetBlue Airways (EUA), Republic Airlines (EUA), US Airways (EUA), Air Canada (Canadá), Copa Airlines (Panamá), TAME (Equador), Saudi Arabian Airlines (Arábia Saudita), Alitalia (Itália), Cirrus (Alemanha), Finnair (Finlândia), LOT Polish (Polônia), Paramount (Índia) e Hong Kong Express (Hong Kong).

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade