Embraer entrega o 5º EMB145 para a FAB

369

A Embraer realizou a entrega da quinta aeronave EMB 145 SA para a Força Aérea Brasileira (FAB). Esta foi a última do total de oito aeronaves Embraer destinadas ao Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM), sendo cinco EMB 145 SA (AEW&C aeronave de Alerta Aéreo Antecipado) e três EMB 145 RS (Remote Sensing, a versão para sensoriamento remoto).
“O sucesso dos produtos da Embraer no competitivo mercado de defesa – não apenas do Brasil, mas de outros países também – demonstra claramente o nível de competência e capacitação tecnológica que a empresa desenvolveu para atender às necessidades globais neste segmento”, afirmou Romualdo Monteiro de Barros, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Defesa. “A Embraer expressa a sua satisfação em ter prestado uma importante contribuição para este estratégico Programa para o país e a FAB, o que comprova, uma vez mais, o acerto desta parceria histórica e vitoriosa entre a Embraer e a Força Aérea Brasileira.” , complementou o Engenheiro Romualdo Barros.
Designado pela FAB como R 99-A, o EMB 145 SA é uma aeronave de alto conteúdo tecnológico do tipo Alerta Aéreo Antecipado e Controle (Airborne Early Warning and Control – AEW&C), que leva uma antena de radar na parte superior da fuselagem para vigilância e monitoramento de tráfego aéreo, além de sistemas de coleta e inteligência de emissões de radar e de comunicações.
O potente radar Ericsson Erieye permite realizar as atividades de vigilância e controle dos movimentos aéreos e de superfície, incluindo o apoio à navegação aérea e à vigilância de fronteiras.
Além de seu importante papel na vigilância aérea na Amazônia, o EMB 145 SA tem participação fundamental no apoio à repressão ao contrabando e ao narcotráfico. A FAB já opera as aeronaves Embraer integradas ao SIVAM a partir da Base Aérea de Anápolis. Outro cliente importante do EMB 145 SA, que no mercado internacional tem a designação EMB 145 AEW&C, é a Força Aérea da Grécia que já recebeu a primeira das quatro unidades contratadas. O Governo do México, que também contratou à Embraer este tipo de aeronave, receberá no próximo ano.
O EMB 145 SA utiliza a mesma plataforma da família de jatos regionais ERJ 145, um dos maiores sucessos comerciais da Embraer com mais de 750 unidades entregues a clientes das Américas, Europa e Ásia. Para atender aos requisitos da FAB na vigilância da Amazônia o ERJ 145 passou por diversas modificações, sendo as mais visíveis delas os radares no dorso do EMB 145 SA e na parte inferior da fuselagem do EMB 145 RS. Além disso, as versões militares do ERJ 145 têm maior autonomia de vôo e sistemas sofisticados que garantem a ampla cobertura necessária às atividades de monitoramento e vigilância.

FONTE: Embraer – Embraer – São José dos Campos/SP