Embraer espera certificação de novo avião 170 no dia 20

240

Embraer espera receber no próximo dia 20 a certificação definitiva de seu novo jato ERJ 170, com início imediato de entrega de aeronaves a clientes, disse nesta segunda-feira o vice-presidente executivo da empresa Frederico Fleury Curado.

A quarta maior fabricante de aviões do mundo esperava conseguir o aval de autoridades regulatórias para sua aeronave com capacidade para até 78 passageiros no final do ano passado, o que acabou não acontecendo.

Este mês, segundo Curado, serão entregues dois aviões 170 para a companhia norte-americana US Airways, que deve receber entre 35 e 40 unidades do jato até o final de 2004. Em março, a italiana Alitalia e a polonesa LOT também receberão aeronaves.

Recentemente, um jornal norte-americano publicou reportagem informando que a US Airways estudava o cancelamento de pedidos de aviões. Quando questionado sobre o tema, Curado disse que “não há cancelamento à vista.” De acordo com o executivo, houve apenas uma pequena redução nas entregas previstas à US Airways neste ano em decorrência do atraso na certificação do modelo 170.

Curado participou de entrevista à imprensa na sede da empresa para apresentação do modelo 190, jato de até 108 assentos. O evento contará com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

FONTE: Reuters Investor – Fernando Valduga – Porto Alegre/RS