Embraer participa da Aeroexpo no México

157

A Embraer participou da quinta edição da feira aeronáutica internacional AEROEXPO, que se realizou de 7 a 9 de abril na Cidade do México e Aeroporto de Toluca. A Embraer considera o México um mercado muito importante na América Latina e promove suas linhas de Defesa, Comercial e Corporativa durante o evento.Além do Brasil, o México é o segundo país no mundo a usar os aviões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) da Embraer, que são baseados na bem-sucedida plataforma do jato comercial ERJ 145, de 50 assentos. Os aviões ISR da Embraer foram desenvolvidos originalmente para o Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM) do governo brasileiro, e o México já opera três aeronaves ISR, sendo duas da versão EMB 145 Patrulha Marítima (MP) e uma da versão EMB 145 Alerta Aéreo Antecipado (AEW&C).

Esses ativos constituem a espinha dorsal do Sistema de Vigilância Aérea (SIVA) da Secretaria de Defesa Nacional (SEDENA) do México, que está em operação desde o final do ano passado.

Além disso, um EMB 145 AEW&C está prestes a entrar em operação com a Força Aérea Grega, dentro do ambiente da OTAN. Mais recentemente, o governo dos Estados Unidos selecionou aviões ISR da Embraer para o programa Aerial Common Sensor (ACS).

Durante a feira, a Embraer também promove o Super Tucano, avião de ataque leve e treinamento. No México, a aeronave é oferecida pela Embraer para complementar o sistema SIVA da SEDENA, conferindo a ele capacidade de interceptação.

O Super Tucano da Embraer é uma evolução do Tucano original, do qual existem hoje 650 unidades em operação com aproximadamente 17 forças aéreas de todo o mundo, inclusive no Brasil, Grã Bretanha, França, Egito e Kuwait. Como o mais avançado turboélice multitarefa militar da Embraer para treinamento básico e avançado, ataque leve e familiarização com armamentos, o Super Tucano está atualmente em serviço com a Força Aérea Brasileira (FAB).

A FAB tem encomendas para 76 Super Tucanos (há ainda 23 opções) e pretende usar esses aviões no SIVAM.

A Aerolitoral, maior empresa de aviação regional do México, também é um cliente importante da Embraer, operando cinco aviões ERJ 145 (há ainda 25 opções). A Aerolitoral oferece mais de 230 vôos diários, servindo a um total de 38 mercados dentro do México e sul dos Estados Unidos.

Durante o evento, os visitantes são convidados a conhecer o avião corporativo Legacy Executive da Embraer, que novamente está na exposição estática do Aeroporto de Toluca.

FONTE: Aviação Brasil / Embraer – Assessoria de Imprensa – São José dos Campos/SP

Publicidade