Embraer recebe certificado final dos EUA para novo avião

214

A Embraer anunciou na sexta-feira (20) que recebeu a certificação final da Federal Aviation Administration (FAA), autoridade norte-americana, para seu novo avião modelo 170. Isso significa que a aeronave obedece aos requerimentos de segurança e desempenho para operar comercialmente nos Estados Unidos.

A empresa espera entregar 11 unidades da nova aeronave em março. Os primeiros clientes que receberão os aviões, que têm capacidade para até 78 passageiros, serão a norte-americana US Ariways, a polonesa LOT e a italiana Alitalia.

Mais cedo, nesta sexta-feira, a Embraer havia anunciado que “obteve uma carta de recomendação do órgão europeu Joint Aviation Authorities (JAA), dando o sinal verde para as agências nacionais de aviação da Europa emitirem os seus certificados finais” para o modelo 170.

Agora, a companhia aguarda para o início da semana que vem o aval da recém-criada European Aviation Safety Agency (Easa), completando os certificados necessários para os vôos comerciais do avião 170. Na quinta-feira, a Embraer recebeu o certificado no Brasil do Centro Técnico Aeroespacial (CTA).

Os atrasos na certificação do novo avião, originalmente prevista para novembro do ano passado, levaram a empresa a reduzir sua estimativa de entregas em 2003.

FONTE: Reuters Investor – Fernando Valduga – Porto Alegre/RS