Esquadrilha da Fumaça atrai 180 mil pessoas em SP

383

Cerca de 180 mil pessoas presenciaram, no dia 25 de janeiro de 2004, um grande espetáculo do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), carinhosamente conhecido como “Esquadrilha da Fumaça”, nas dependências do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), por ocasião das comemorações dos 450 anos da cidade de São Paulo.

O evento foi um presente da Força Aérea Brasileira para a população da maior cidade do Brasil, que possui um dos mais intensos tráfegos aéreos do mundo; e marcou o retorno da Fumaça a São Paulo, que não assistia a uma apresentação da Esquadrilha desde 1996.

Mesmo com o céu cinzento, característico da capital paulista, o público foi brindado com manobras arrojadas e precisas, respondendo com aplausos e muita vibração.

As crianças eram as mais encantadas com a perícia dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça: os olhos atentos e os sorrisos demonstravam a sincera admiração com o show aéreo.

Enquanto a apresentação acontecia no céus, uma grande equipe de profissionais coordenava as medidas de segurança e de controle de tráfego aéreo, preparados para qualquer situação.

Foram 40 minutos de olhos fixos nos céus enchendo de alegria os corações de todos os presentes. Ao final da apresentação, o Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR) recepcionou os pilotos e, em nome da população paulistana, agradeceu pela demonstração.

Na tarde do mesmo dia, os pilotos da Esquadrilha sobrevoaram a Avenida 23 de Maio, uma das principais da cidade, homenageando 1,4 milhão de pessoas que participavam da Parada dos 450 Anos.

FONTE: FAB – Fernando Valduga – Porto Alegre/RS

Publicidade