Executivo da Airbus diz que Embraer é ameaça na América Latina

151

A fabricante européia de aviões Airbus está habituada a competir no mundo todo com a norte-americana Boeing, no entanto agora ela encara a brasileira Embraer como uma ameaça para suas vendas na América Latina.

O diretor de vendas da Airbus no México, Jean-Pierre Tarin, disse que o fato de as companhias aéreas da região estarem migrando para estruturas de baixo custo após os ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, favorece a Embraer.

“É justo dizer isso. Com as companhias aéreas que operam em esquemas de baixos custos, fabricantes como Embraer podem afetar a participação que Airbus e Boeing têm nesses mercados”, disse o executivo a jornalistas.

No ano passado a Airbus entregou 20 aeronaves para companhias aéreas da América Latina. Segundo Tarin, a recuperação da economia mundial em 2004, puxada pelos Estados Unidos, deve permitir a Airbus aumentar esse número para 25 aviões neste ano.

Mesmo assim a fabricante européia já começou a sentir a força da Embraer na região. Ao mesmo tempo que a Airbus fechou no ano passado a venda de 10 aeronaves de seu modelo A318 para a Mexicana de Aviación, segunda maior companhia aérea do México, a companhia mexicana fechou a compra de cinco aeronaves da Embraer em um negócio que incluiu a opção para outros 25 aviões.

FONTE: Reuters – Fernando Valduga – Porto Alegre/RS

Publicidade