FAB recebe primeiro ALX Super Tucano

249

A Embraer realizou ontem a cerimônia de entrega da primeira aeronave ALX Super Tucano à Força Aérea Brasileira (FAB). A solenidade, que teve lugar nas novas instalações da empresa em Gavião Peixoto, SP, contou com as presenças de altas autoridades civis e militares, além de executivos, empregados e técnicos da Embraer, e de parceiros e fornecedores que participaram do projeto.
“Hoje, com o ALX, estamos concretizando mais uma etapa de uma parceria histórica de sucesso entre a Força Aérea Brasileira e a Embraer”, afirmou Maurício Botelho, Diretor-Presidente da Embraer. “Por reunir níveis diferenciados de tecnologia, versatilidade, desempenho e economia, o avião significa um passo importante na garantia da eficiência dos sistemas estratégicos de defesa do Brasil.”
O Diretor-Presidente da Embraer disse ainda: “Ao desenvolver um conceito básico de comunalidade de sistemas, equipamentos, simbologias e interfaces de última geração entre o ALX, o F-5BR e o AMX, que virá a ser modernizado, a FAB assume posição de destaque no cenário mundial. A Embraer, sendo parte deste esforço, projetando e desenvolvendo os meios para concretizar tal conceito, sente-se desafiada a, cada vez mais, investir no seu desenvolvimento técnico e industrial, de maneira a contribuir para a evolução da nossa Força Aérea.”
Um dos mais notáveis produtos da Embraer, o ALX Super Tucano é uma combinação de treinador avançado com aeronave leve de ataque de última geração. O mais novo turboélice militar da Empresa tem tudo para superar o sucesso de seu “irmão mais velho”, o extraordinário Tucano – que conquistou a admiração geral e encontra-se em operação em mais de 15 forças aéreas ao redor do mundo.
O ALX Super Tucano irá compor, juntamente com as aeronaves de vigilância EMB 145 SA e EMB 145 RS, o segmento aéreo do Sistema Integrado de Vigilância da Amazônia (SIVAM), além de integrar-se às operações de treinamento básico e avançado dos pilotos da FAB.

FONTE: Embraer – Alexandre Barros – Aviação Bra – São Paulo/SP