FAUST é utilizado com sucesso em missões na ex-Iugoslávia

301

Os contingentes do exército alemão (Bundeswehr) que participam das missões da ONU em Kosovo e na Federação da Bósnia e Herzegovina utilizam desde outubro do ano passado o sistema militar de comando e controle FAUST, co-desenvolvido pela EADS DCS. Em recente avaliação feita pelo Bundeswehr, as 150 unidades do sistema empregadas nos Balcãs receberam classificação positiva.

Desenvolvido em conjunto com o exército alemão, o FAUST é uma ferramenta de comando apropriada para todas as fases do gerenciamento do campo de batalha. Por meio do sistema, os soldados têm acesso a relatórios de situação e posição automaticamente atualizados, o que assegura um quadro fiel das condições de combate e agiliza o processo de tomada de decisões.

O sistema é utilizado desde 2003 pelas forças armadas do Reino Unido, do Canadá e da França que atuam em parceria com o Bundeswehr no Afeganistão – o que prova sua capacidade de operação em missões multinacionais.

A EADS Defence and Communications Systems (DCS) é a system house do grupo, projetando e implementando soluções feitas sob encomenda para seus clientes. Ela integra a EADS Defesa e Sistemas de Segurança (DS), divisão focada no desenvolvimento de soluções em sistemas integrados. Com receitas de 5,2 bilhões de euros em 2003, a DS atua nas áreas de aeronaves militares, sistemas de mísseis, inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR), sistemas com aeronaves pilotadas e não-pilotadas (UAVs) e sistemas de gerenciamento de campo de batalha.

FONTE: Aviação Brasil / EADS – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade