Família A320 ultrapassa 5000 unidades vendidas

263

A Airbus alcançou um importante marco de sua história ao ultrapassar a venda de 5000 aviões da Família A320, realçando o papel dessa família como referência da categoria. Somente nos dois últimos anos, a Família A320 obteve encomendas para cerca de 1.600 aviões, tornando-a a de vendas mais rápidas da história. A encomenda de número 5000 foi feita pela Spirit Airlines dos EUA, que adquiriu 30 A319. Esse negócio confirmou a preferência de empresas de baixos custos pela Família A320.

“A encomenda de número 5000 de nossos aviões da Família A320 é um marco histórico para a Airbus e para a indústria como um todo”, disse Louis Gallois presidente da Airbus. “O A320 é sem dúvida o avião de passageiros mais popular do mundo, tendo tido vendas superiores aos dos concorrentes. Além disso, esse programa se fortalece, com um volume de vendas sem precedentes levando a Airbus a um carnê de mais de 2000 aviões encomendados nessa categoria. Esse volume de encomendas deverá manter ocupada por muitos anos nossa linha de produção”.

Para atender à forte demanda dessa família, a Airbus decidiu acelerar o ritmo de produção. A taxa mensal de produção foi aumentada de 30 unidades no final de 2006 para os 32 aviões de hoje, e deverá crescer para 36 unidades mensais no final de 2008. Este total representará o maior volume de produção de uma família de aviões já alcançado em todo o mundo.

A Família A320 tem a cabine de passageiros mais larga da categoria, oferecendo mais espaço, poltronas e corredores mais largos e bagageiros de teto maiores, tornando-a a preferida da sua classe. Além disso, oferece os mais baixos custos de operação e é a única da sua classe a oferecer controles eletrônicos de vôo (”fly by wire”), que permitem rápida transição de pilotos de outros aviões da Airbus. Esse item oferece maior flexibilidade para as empresas alocarem pilotos entre diferentes tipos de aviões Airbus, permitindo obter maior produtividade e menores custos.

As encomendas totais da Família A320 alcançaram agora a 5016 aviões, confirmando que ela é a de vendas mais rápidas da história. Os aviões dessa família têm 200 clientes e operadores em todo o mundo e já completaram mais de 30 milhões de ciclos e 50 milhões de horas de vôo.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade