FedEx Transporta Pandas gigantes dos Estados Unidos para a China com o novo Boeing 777F

156

Tai Shan, um panda macho de 4 ½ anos, nascido no Zoológico Nacional, e Mei Lan, uma panda fêmea de 3 anos, nascida no Zoológico de Atlanta, viajarão a bordo do “FedEx Panda Express”, um avião cargueiro 777 Freighter (777F) customizado para a missão.

“A FedEx está preparada para fazer esta entrega especial, dada a nossa longa história de conexão entre os EUA e a China, e nossa ampla experiência global na entrega de cargas valiosas, de pacotes a pandas”, disse David J. Bronczek, presidente e CEO da FedEx Express. “É um privilégio servir como a transportadora de confiança desses raros pandas e estamos orgulhosos em apoiar os esforços de preservação desta espécie em extinção.”

Atualmente, ambientalistas estimam que somente 1.600 pandas ainda vivam em florestas. Tanto Tai Shan quanto Mei Lan fazem parte de programas globais de conservação de pandas gigantes.

A FedEx Express levará Mei Lan de Atlanta para a capital Washington, onde junto com Tai Shan, será preparada para o voo transatlântico. A bordo da aeronave 777F – que será exclusiva para a jornada dos pandas – Tai Shan e Mei Lan viajarão em dois contêineres de transporte feitos sob medida, fornecidos pela FedEx Express. Os pandas deixarão Washington no final da manhã de 4 de Fevereiro e chegarão a Chengdu no final da tarde do dia 5 de Fevereiro, aproximadamente 14 ½ horas entre a decolagem e a aterrissagem.

O voo dos pandas será o mais curto possível, como resultado da eficiência em combustível da aeronave 777F, o maior avião de cargas bi-jato do mundo, a mais recente aquisição para a frota global da FedEx. No início de Janeiro de 2010, a FedEx lançou o serviço internacional com o 777F, com uma conexão direta entre Xangai e os EUA.

Além de doar todo o transporte aéreo necessário, a FedEx Express também oferecerá apoio logístico terrestre em Washington e Atlanta. Em ambas as cidades, caravanas de veículos da FedEx levarão os pandas para o aeroporto. Autoridades policiais locais estarão a postos para garantir um percurso tranquilo aos pandas. Os pilotos e motoristas FedEx, selecionados para transportar os pandas, são alguns dos membros mais experientes da companhia.

A FedEx Express, o Zoológico Nacional, o Zoológico de Atlanta e os organizadores chineses em Chengdu trabalharam em parceria para garantir que todas as precauções necessárias fossem tomadas para proporcionar um voo seguro e confortável para os pandas. Especialistas em saúde animal de ambos os zoológicos receberam privilégios especiais de voo, para que pudessem acompanhar os pandas a bordo da aeronave.

Após a chegada em Chengdu, Tai Shan será recebido pela Associação Chinesa de Conservação da Vida Selvagem, e a Associação Chinesa de Jardins Zoológicos cuidará de Mei Lan. Tai Shan residirá na Reserva de Wolong, do Centro de Conservação e Pesquisa da China, em Sichuan, na China, e Mei Lan residirá na Base de Pesquisas e Criação de Pandas Gigantes de Chengdu.

Em virtude de regulamentações de segurança, a partida e a chegada de ambos os pandas serão fechadas ao público em geral.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP