Fernando Pinto é o novo presidente da IATA

313

A Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA) anunciou que Fernando Pinto, presidente da TAP, iniciou nesta segunda-feira, 05, seu mandato de um ano à frente da Associação como Presidente do Conselho de Governo. Fernando Pinto comprometeu-se, de imediato, a eleger o ambiente e a segurança operacional e de vôo como as prioridades da agenda da IATA para os próximos 12 meses.

Ao assumir a presidência da IATA, Fernando Pinto traz consigo uma perspectiva única ao cargo, dada a sua bem sucedida experiência de liderança em companhias aéreas de duas regiões distintas: América Latina (Varig) e Europa (TAP). O seu mandato começou hoje, ao fim da 63ª Reunião Geral Anual (AGM), sucedendo a Chew Choon Seng, CEO da Singapore Airlines.

“A agenda para o próximo ano contém desafios extraordinários, cuja concretização requer uma liderança ampliada a toda a indústria”, afirmou Fernando Pinto. “Os nossos 250 membros enfrentam alguns prazos cruciais durante os próximos 12 meses, que exigem um cumprimento sem falhas, com vista a tornar a indústria mais segura e mais eficiente. Precisamos continuar mobilizando todos os nossos esforços na mesma direção e trabalhando energicamente e em conjunto com as companhias da IATA, dando suporte aos objetivos da nossa indústria em áreas-chave como o ambiente, a segurança e o e-ticketing”, completa.

“Apesar de as companhias aéreas e os respectivos mercados variarem em função das regiões geográficas em que estão baseadas, tive a oportunidade de verificar, em primeira mão e em dois continentes, quais os benefícios trazidos pela liberalização progressiva e pelo aumento da eficiência. Devemos lembrar aos nossos parceiros e aos acionistas desta indústria a necessidade de nos mantermos na linha da frente da mudança. É com entusiasmo que encaro a perspectiva de trabalhar estreitamente com a equipa da IATA – clamando bem alto a favor da mudança que queremos alcançar”, declarou Fernando Pinto.

O diretor-geral da IATA, Giovanni Bisignani afirmou: “Em primeiro lugar, queremos agradecer a Chew Choon Seng pela missão bem cumprida. A sua liderança no ano que agora findou – designadamente nas questões do ambiente – ajudou a definir o papel de líder da IATA nesta importante matéria. Estou confiante de que Fernando Pinto nos conduzirá ainda mais longe com vista a atingirmos melhores resultados ainda. A nossa agenda está carregada, mas estou convicto de que continuaremos a alcançar os resultados determinantes que a nossa indústria requer”.

A Reunião Geral Anual da IATA e o Encontro Mundial do Transporte Aéreo aconteceu em Vancouver. Os mais de 600 delegados reunidos no evento discutiram as questões de maior relevância para a indústria, com sessões dedicadas à segurança e ao ambiente, nas quais estiveram presentes vários líderes do setor como CS Chew (CEO da Singapore Airlines), Leo Van Wijk (CEO da KLM), Steve Ridgeway (CEO da Virgin Atlantic), Maurice Flanigan (Vice-Presidente e CEO do Emirates Airline Group), Samar Majali (CEO da Royal Jordanian), Marion Blakey (Administrador da FAA dos EUA) e Michael Jackson (Secretário-Adjunto do Departamento de Segurança Interna dos EUA). As matérias debatidas nessas sessões encontram-se disponíveis, na íntegra, no site www.iata.org/events/agm/2007/.

Da ordem de trabalhos da AGM 2007 fez também parte a aprovação do próximo Encontro Mundial do Transporte Aéreo e Reunião Geral Anual da IATA, que vai realizar-se em Istambul (Turquia) em Junho de 2008. “Agradecemos o amável convite de Temil Kotil, Ceo da Turkish Airlines, para nos reunirmos, no próximo ano, em Istambul – um centro efervescente na economia e na cultura, com um setor de transporte aéreo em rápida expansão”, afirmou Bisignani.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP