Força Aérea participa de resgate de brasileiros no Haiti

165

De acordo com autorização do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e cumprindo uma determinação do Ministério da Defesa, em coordenação com o Ministério das Relações Exteriores, a Força Aérea Brasileira acionou, na noite de quinta-feira, 26 de fevereiro, uma missão de resgate a brasileiros residentes no Haiti.

Uma aeronave C-130 Hércules do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa, sediado na Base Aérea dos Afonsos, Rio de Janeiro, decolou na manhã de sexta-feira, dia 27 de fevereiro, com destino a Boa Vista, para reabastecimento e preparo para nova decolagem, na madrugada de sábado, com destino a Porto Príncipe, capital daquele país.

A prontidão das unidades da Força Aérea permitiu, mais uma vez, um rápido atendimento à solicitação do Ministério da Defesa e, à semelhança do resgate feito na Bolívia, em outubro de 2003, propicia ao povo brasileiro uma extensão da segurança de que ele desfruta diariamente em seu território.

Além das equipes da FAB, 16 fuzileiros navais, que reforçarão a segurança das instalações brasileiras no Haiti, e dois diplomatas integram a missão, com retorno previsto para o início da tarde de sabado, dia 28 de fevereiro.

FONTE: FAB – Fernando Valduga – Porto Alegre/RS