GOL Formaliza Joint Venture para Constituir Companhia Aérea de Baixo Custo Mexicana

129

A GOL Linhas Aéreas informa que executou hoje contratos definitivos relativos à joint venture para a criação uma companhia aérea de baixo custo no México. A joint venture foi formalizada por meio da criação de uma holding de controle mexicano, denominada Controladora Prosea S.A. de C.V., na qual a GOL deterá 25,0% do capital votante e 47,6% do capital total. O restante da participação acionária será composto por investidores mexicanos. A holding terá o controle da nova companhia aérea operacional, que já protocolou pedido de concessão perante às autoridades mexicanas. Os procedimentos necessários para obtenção da concessão e licenças administrativas devem estar concluídos em futuro próximo. O início das operações da nova companhia está previsto para meados de 2006. A nova empresa aérea irá, inicialmente, operar no mercado doméstico mexicano, nos mesmos moldes do modelo bem-sucedido de baixo custo, baixa tarifa adotado pela GOL na América do Sul.

A GOL prestará consultoria em áreas tais como: planejamento de rotas, controle de operações de vôo, procedimentos de segurança, manutenção de aeronaves, gestão e contabilidade da receita, administração de carga e soluções em TI. A GOL ainda participará, diretamente, do processo de governança da nova companhia indicando três dos nove membros do Conselho de Administração e integrando os comitês de gestão onde a já reconhecida expertise da GOL permitirá uma melhor aplicação do seu modelo de negócios. O processo de seleção do presidente e principais executivos da nova companhia já foi iniciado. O investimento inicial na holding será de US$40 milhões, sendo que aproximadamente US$19 milhões serão investidos pela GOL. A nova companhia aérea operacional planeja adquirir aeronaves de forma independente e a expectativa é de que a composição inicial da frota seja anunciada em três meses.

“Estamos entusiasmados com a nossa parceria com a GOL Linhas Aéreas Inteligentes, e acreditamos que a nova companhia trará inovação e viagens aéreas mais acessíveis ao mercado mexicano,” afirmou Fernando Chico Pardo, em nome do grupo de empresários e investidores mexicanos que estão liderando o projeto. “Esperamos que a combinação única do modelo GOL com o nosso conhecimento local seja uma fórmula de sucesso no longo prazo.” “Acreditamos que o nosso modelo de negócios é o certo para os padrões mexicanos, que formamos uma joint-venture com os sócios certos e que esse é o momento certo para levarmos o projeto adiante. Estamos confiantes de que a população mexicana será beneficiada com a entrada de uma empresa de baixo custo, permitindo um expressivo crescimento e desenvolvimento no mercado,” afirmou Constantino de Oliveira Junior, presidente da GOL Linhas Aéreas Inteligentes.

“Confiamos que a adoção do modelo operacional e de gestão da GOL, extremamente bem-sucedido no Brasil, e agora, na América do Sul, contribuirá para o sucesso da nova companhia mexicana”.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade