GOL Segue Práticas Exemplares de Divulgação

172

A GOL Linhas Aéreas possui um compromisso com as melhores práticas de divulgação em seu processo regular de comunicação com o mercado. Desde que abriu capital nas bolsas de São Paulo (Bovespa) e Nova Iorque (NYSE), em junho de 2004, a GOL construiu seu programa de Relações com Investidores (RI) em torno de três princípios centrais: transparência, garantia de acesso à informação, e igualdade de tratamento. Dentre as políticas e procedimentos de “Fair Disclosure” (divulgação fidedigna) da Companhia, encontram-se várias iniciativas:

• Manual de Política de Divulgação. Antes de se tornar uma companhia de capital aberto, O Conselho de Administração da GOL aprovou o Manual de Política e Procedimentos de Divulgação, que segue a Instrução CVM n° 358 (relacionada à divulgação e uso de informações sobre atos ou fatos relevantes), a Regulamentação de “Fair Disclosure” da SEC (Reg FD), e a regra de obrigatoriedade do EDGAR (sistema eletrônico de dados da SEC) para emissores estrangeiros. O Manual de Política de Divulgação da GOL está disponível no website de RI da GOL.

• Website de RI Bilíngüe. A GOL atualiza constantemente seu site de RI, que foi reconhecido como um dos dez melhores websites de RI do Brasil. No endereço www.voegol.com.br, investidores e analistas encontram informações completas, inclusive demonstrativos financeiros, press releases, informações sobre lucros, cotações das ações, cobertura e recomendações de analistas, e estimativas de lucro feitas pelo mercado. As informações estão disponíveis nas versões em português e inglês do site.

• Webcasts Globais. As divulgações trimestrais de resultados da GOL são feitas via webcast ao vivo para investidores, analistas e imprensa. As apresentações realizadas nas conferências para investidores são transmitidas via webcast, ao vivo, e disponibilizadas no website de RI da Companhia. As reuniões públicas locais com analistas e investidores – eventos da Apimec – são transmitidos ao vivo, em português, com tradução simultânea para o inglês.

• Demonstrativos Financeiros Trimestrais em BRGAAP e USGAAP. Além de revisões trimestrais, auditorias anuais e divulgação completa de seus demonstrativos financeiros segundo os princípios contábeis brasileiros (BRGAAP), a GOL também fornece revisões trimestrais e auditorias anuais de seus demonstrativos financeiros em USGAAP. Os relatórios financeiros em BRGAAP e USGAAP são divulgados para o mercado, simultaneamente, a cada trimestre.

• Orientação de Lucros. A GOL é uma das poucas empresas na América Latina a fornecer orientação para os resultados do exercício fiscal atual. Esta orientação reduz a volatilidade dos lucros e permite que a Companhia discuta mais livremente as tendências e expectativas do setor de acordo com a Reg FD.

• Comitê de Divulgação. Com a criação de seu Comitê de Divulgação em 2005, a GOL estará em conformidade com a Seção 302 da Lei Sarbanes-Oxley de 2002.

Os padrões de divulgação da GOL seguem as diretrizes do processo de Divulgação Exemplar. Conseqüentemente, a GOL assegura consistência e melhoria constante na divulgação de informações. Isso melhora a percepção do mercado quanto ao compromisso da GOL com as melhores práticas de governança corporativa e respeita os princípios básicos das melhores práticas de divulgação. Em 2005, a GOL continuará a investir nas melhores práticas de divulgação e em suas atividade de RI que, como já foi citado acima, foram construídas sobre três princípios centrais:
transparência, garantia de acesso à informação e igualdade de tratamento.

FONTE: Aviação Brasil / GOL – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade