A GOL Linhas Aereas informa que ampliou seu plano de frota, para dar continuidade a seus planos de expansao da malha e de reducao de custos. As aeronaves Boeing 737 Next Generation sao parte fundamental dos planos da Companhia de atender aos crescentes mercados do Brasil e da America do Sul.

Mercado de alto crescimento. A visao da GOL e ser reconhecida ate 2010 como a companhia aerea que popularizou o transporte aereo na America do Sul, com alta qualidade e baixos custos. Para os proximos cinco anos, estima-se que o trafego de passageiros na America do Sul cresca a uma taxa superior a 7% ao ano, o segundo maior indice do mundo depois da China, de acordo com estimativas da Boeing. Para 2006, a Companhia espera que o mercado brasileiro cresca mais de 18%. Durante os quatro primeiros meses de 2006, o trafego de passageiros domesticos no mercado brasileiro totalizou 12,8 bilhoes RPKs (Passageiro-quilometro transportado), o que representa um crescimento de 20,3% em relacao ao mesmo periodo de 2005. Em 2005, o RPK domestico cresceu 5,5 bilhoes para 33,7 bilhoes, um aumento de 19,4% sobre 2004. A Companhia acredita que grande parte do crescimento do mercado pode ser atribuida ao “Efeito GOL” – baixas tarifas estimulando o aumento da demanda de viagens aereas.

Custos mais baixos. Baixas tarifas sao possiveis por meio da manutencao de baixos custos operacionais e da alta qualidade dos servicos, e um elemento chave na estrategia operacional da GOL e o Boeing 737 NG. De acordo com dados da Boeing, a aeronave 737 NG permite diversas vantagens frente as concorrentes:

– menor tempo de solo: com um o tempo de solo 12 minutos mais rapido, em media;
– menor consumo de combustivel: aproximadamente 7% menos combustivel por assento;
– menor peso: aproximadamente 250 kg menos por assento;
– menor restricao de teto: capacidade de voar a uma altitude maior;
– menor necessidade de manutencao: aproximadamente 23% mais baixo.

A GOL planeja reduzir os custos operacionais com a incorporacao das novas NGs a frota nos proximos anos. O contrato da GOL com a Boeing para a aquisicao de 101 aeronaves 737-800 Next Generation e o maior acordo entre a Boeing e uma Companhia latinoamericana.

A Companhia tem um total de 67 pedidos firmes, cujo prazo de entrega esta agendado entre 2006 e 2012. A primeira aeronave requerida por meio desse acordo sera entregue em julho de 2006.

A nova aeronave sera equipada com winglets, que reduzem o consumo de combustivel em ate 3%. Alem de diminuir custos operacionais, os winglets possibilitam melhor performance de voo, operacoes em voos mais longos, sem escalas, e reducao de ruidos na decolagem.

As novas 737-800 podem transportar 30% a mais de passageiros em relacao as 737-700 e tiveram sua aerodinamica modificada para poderem pousar e decolar em pistas mais curtas, como as dos aeroportos Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A GOL estima que as novas 737-800 NG da GOL contribuirao para a reducao de custos em aproximadamente 4-5% por assento quilometro nos proximos anos.

“O 737-NG da Boeing e importante para a estrategia de crescimento da GOL tanto no Brasil como na America do Sul – sempre focando na manutencao dos baixos custos, na tecnologia de ponta e na alta qualidade dos servicos”, afirma David Barioni, vice-presidente Tecnico da GOL Linhas Aereas Inteligentes.

Atualmente, a GOL opera 47 aeronaves Boeing 737. Para atender adequadamente a demanda, a Companhia acrescentou duas aeronaves 737-700 NGs no seu plano de frotas para 2006, e oito aeronaves 737-700 NGs e duas 737-300s no plano de frotas para 2007.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here