GOL solicita 4 novos Boeing 737-800 NG e afirma que as aeronaves poderão operar no Santos Dumont

254

A GOL Linhas Aéreas informa que avança em seus planos de adquirir novas aeronaves. A Companhia comunicou a Boeing de que pretende exercer, em janeiro de 2005, mais quatro opções de compra do 737-800 Next Generation.

A transação faz parte do acordo firmado em maio deste ano, quando a Gol anunciou a aquisição de até 43 aeronaves 737-800 Next Generation, sendo que 15 delas eram pedidos firmes e as demais 28 faziam parte de uma opção de compra. Com este novo acordo, e o exercício de mais duas aeronaves em julho de 2004, a Companhia aumentará os pedidos firmes para 21 aeronaves, que deverão ser entregues entre 2006 e 2009. O valor da operação total é de, aproximadamente, R$ 3,4 bilhões.

O exercício das quatro opções de compra confirma a antecipação dos planos de expansão da Companhia em vista da grande utilização de sua frota (13,9 horas/dia no terceiro trimestre de 2004), e das altas taxas de ocupação, além de possibilitar atender a uma crescente demanda.

“A substituição da frota alugada pela frota própria nos permitirá modificar estruturalmente as aeronaves e acomodar mais passageiros, além de servir alguns destinos com uma maior freqüência”, afirma David Barioni Neto, Vice-Presidente Técnico da GOL. Tais modificações estruturais, por exemplo, permitirão que o 737-800 pouse no aeroporto de Santos Dumont (Rio de Janeiro), melhorando a oferta da ponte aérea São Paulo – Rio, atualmente servida somente pelo 737-700.

Além do mais, tal substituição também permitirá a GOL reduzir seus custos, uma vez que o serviço da dívida advindo do financiamento para aquisição das aeronaves (garantido pelo EXIMBANK dos Estados Unidos) será menor que os custos financeiros da aeronave alugada atualmente pagos pela Companhia.

FONTE: Aviação Brasil / GOL – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP