Gol lança serviço de check-in pela Internet

254

A companhia Gol Transportes Aéreos está lançando hoje o serviço Web Check-in, que permite aos passageiros que estejam viajando apenas com bagagem de mão (com peso máximo de 5 kg) realizarem o check-in em qualquer computador conectado à Internet com até três horas de antecedência ao vôo. Para usar o sistema, é preciso estar cadastrado no site VoeGol. Depois do procedimento, basta imprimir o recibo e o cartão de embarque e apresentá-los, juntamente com os documentos originais, na sala de embarque.
O sistema é baseado na tecnologia .NET, da Microsoft, que possibilitou criar uma aplicação que se comunica com o sistema de check-in da Gol, permitindo a troca de informações entre sistemas de computadores num formato comum, chamado XML, através de rotinas conhecidas como web services. De acordo com o gerente de sistemas da Gol, Carlos Alberto Teixeira, a .NET permitiu criar uma única aplicação que pode ser utilizada em diferentes ambientes e dispositivos como Internet, PDA e quiosque.

A empresa também começa a operar hoje o check-in expresso, que será realizado com auxílio de PDAs e impressoras portáteis conectados à uma rede sem fio (Wi-Fi) no aeroporto. A intenção, conforme o gerente da empresa, é agilizar o embarque dos passageiros sem bagagem.

A Gol informa que essas inovações no check-in estão de acordo com os procedimentos de segurança estipulados pela Infraero e pelo Departamento de Aviação Civil, sendo desnecessário anexar a etiqueta com código de barras exigida pela Infraero, uma vez que o controle já vem impresso no cartão emitido pelo próprio passageiro.

FONTE: Gol Linhas Aéreas – Fernando Valduga – Porto Alegre/RS