Guarulhos sedia regional do Conselho Internacional de Aeroportos

227

“Somos a segunda administradora aeroportuária no mundo em volume de aeroportos e a terceira em movimentação de passageiros. Sediar esse escritório no Aeroporto de Guarulhos retrata todo o esforço da Infraero para aprimorar a situação aeroportuária na região. Vamos ter voz ativa para as questões do transporte aéreo”, destacou o presidente Nicácio durante a cerimônia.

A ACI é uma entidade internacional que representa 570 organizações administradoras de aeroportos em todo o mundo, o que significa 1.670 aeroportos em 177 países e territórios. Na América Latina e Caribe são 75 membros operando mais de 200 aeroportos em 37 países. Administrativamente, está dividida em cinco regionais: Norte América, América Latina e Caribe – ACI-LAC, Europa, África, Ásia e Pacífico. Sua sede está em Genebra, na Suíça.

A proposta de trabalho da ACI é promover o intercâmbio de informações, políticas e cooperação entre seus membros, a fim de colaborar com o desenvolvimento dos sistemas que compõem o transporte aéreo internacional como infra-estrutura aeroportuária, indústria aeronáutica, entre outros.

Juntamente com a OACI – Organização de Aviação Civil Internacional, entidade internacional que representa os órgãos legisladores do sistema de transporte aéreo, e a IATA – Associação Internacional de Transportes Aéreo, representante das empresas aéreas no mundo, a ACI participa das decisões e ações implementadas para promover melhorias e desenvolvimento do sistema de transporte aéreo mundial tanto de passageiro quanto de carga.

Jorge Lukowski, vice-Presidente da ACI-LAC, agradeceu à Infraero pela disposição e cooperação na instalação da regional no Brasil e no principal aeroporto internacional da América Latina, que é o terminal aéreo de Guarulhos. “Tínhamos um desejo antigo de estar no Brasil, e a Infraero, um dos membros mais importantes da entidade, viabilizou esta proposta”, finalizou.

Segundo Eduardo Flores, secretário regional da ACI-LAC, “o Aeroporto de Guarulhos foi escolhido para sediar a regional da entidade por sua representatividade. Guarulhos é considerado a maior opção de oferta de vôos para todo o mundo na regional da América Latina”.

No escritório de Guarulhos, localizado no piso mezanino do terminal de passageiros 2, uma equipe formada por cinco profissionais atenderá aos membros da entidade de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (11) 2445-3005.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP