Harbin Embraer entrega primeiro jato ERJ 145 à Grand China Express

125

O milésimo jato da família ERJ 145 foi apresentado ao público na última sexta-feira pela Harbin Embraer Aircraft Industry Co. Ltd. (HEAI), na cidade de Harbin, China. A aeronave foi fabricada pela HEAI, uma joint venture entre a Embraer e a AVIC II, e entregue à Grand China Express, empresa aérea controlada pelo Grupo Hainan Airlines, que encomendou 50 ERJ 145 e 50 EMBRAER 190 em agosto de 2006.

Pelo acordo, os 50 ERJ 145 serão fabricados pela HEAI, ao passo que os 50 EMBRAER 190 serão fabricados pela Embraer no Brasil.

“Tenho orgulho de presenciar a entrega do milésimo jato da família ERJ 145 ao nosso importante cliente chinês, o Grupo HNA. Trata-se de um produto de qualidade comprovada, que está em operação em todas as principais empresas aéreas regionais de classe mundial desde 1996”, disse Frederico Fleury Curado, Diretor Presidente da Embraer. “Tenho certeza que a aeronave atende perfeitamente à estratégia operacional da Grand China Express.”

“O projeto do ERJ 145 é uma importante iniciativa da AVIC II para o cumprimento do plano estratégico de desenvolvimento de jatos regionais e da aviação regional instituído pelo Governo Central e o Departamento de Estado”, disse Hongbiao Zhang, Diretor-Geral da AVIC II. “Pela primeira vez, a China participa de uma joint venture com uma empresa líder mundial na fabricação de aeronaves civis, atuando na montagem de aviões. Este projeto é o fruto principal da colaboração entre China e Brasil na indústria de alta tecnologia e um modelo bem-sucedido da cooperação ‘sul-sul’. Isto traz benefícios para o desenvolvimento do transporte aéreo, a difusão da conveniência da aviação e a construção de uma sociedade harmoniosa. Este projeto também contribui para o desenvolvimento da indústria de manufatura aeronáutica e conecta a indústria chinesa de aviação com tecnologias avançadas, em nível mundial. Incrementaremos a cooperação com a Embraer para oferecer excelentes serviços aos clientes na China.”

O Sr. Chen Feng, Presidente do Conselho de Administração do Grupo HNA, disse que a compra das aeronaves ERJ 145 pela Grand China Express é uma iniciativa específica do Grupo HNA para apoiar o desenvolvimento da indústria de fabricação de aeronaves na China.

O objetivo do Grupo é aumentar a competência da indústria de aviação nacional por meio desse esforço, bem como promover o desenvolvimento da aviação civil nacional. Além disso, o Grupo HNA espera auxiliar a indústria de aviação regional e otimizar a frota regional na China. O Grupo HNA acredita ainda que esta iniciativa promoverá a parceria comercial e as relações entre China e Brasil. O Sr. Chen Feng acrescentou que o recebimento do primeiro ERJ 145 será o início de uma parceria de cooperação de longo prazo com a Embraer, a AVIC II e a Harbin Embraer Aircraft Industry Co., Ltd. que contribuirá para o estabelecimento de uma poderosa indústria de aviação na China, a promoção do desenvolvimento econômico no oeste chinês e a construção de uma sociedade socialista harmoniosa.

Após o encerramento da cerimônia, a aeronave ERJ 145 voou diretamente para a cidade de Tianjin, sede da China Express, para início imediato dos vôos comerciais.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP