Helibras entrega seu 500º helicóptero ao estado do Acre

102

A aeronave modelo Esquilo AS 350 B2, que estará em exposição na feira, será o primeiro helicóptero da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Acre. A Helibras é líder no segmento de segurança pública e defesa civil, com 81% de participação.

Para o presidente da Helibras Eduardo Marson Ferreira, a entrega do 500º helicóptero é um marco para a história da empresa. “Há trinta e um anos produzimos no Brasil aeronaves com a mesma tecnologia da Europa. Isso mostra que somos referência no mundo, ao oferecer equipamentos inovadores e na prestação diferenciada de serviços associados”.

Segundo o diretor comercial da Helibras, Julien Négrel, o helicóptero vai atender às necessidades de segurança na fronteira do Acre com o Peru e a Bolívia e no interior do estado, bem como às demandas relacionadas a desastres naturais como enchentes e incêndios florestais, apoio a moradores de localidades isoladas, ações desencadeadas pela Vigilância Sanitária, ocorrências de trânsito e transporte de pacientes graves e de órgãos. “A aeronave é considerada ‘multimissão’ por se adequar aos mais diversos tipos de serviço. Está equipada com o que há de mais moderno em termos de sistemas de navegação, integrando mapas eletrônicos, computador de bordo, rádio multifrequencia”, afirma. Ele informa ainda que o contrato inclui treinamento de pilotos e manutenção.

A aeronave foi adquirida através de um convênio entre o governo do estado do Acre e a Secretaria Nacional de Segurança Pública, no âmbito do Pronasci – Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), no valor de R$ 6,9 milhões.

O Esquilo AS 350 é o modelo mais utilizado pelas polícias do País, pois pode executar as mais diversas missões, tanto civis como policiais e militares. Monoturbina, helicóptero possui uma cabine espaçosa e apresenta diversos equipamentos opcionais. Com capacidade para transportar cinco ou seis passageiros, além do piloto, a aeronave apresenta ótimo desempenho em altitudes elevadas e temperaturas altas. No Brasil, já foram entregues cerca de 360 helicópteros Esquilo. No total, mais de 1 milhão de horas já foram voadas no País.

Ficha técnica – AS 350 B2

Peso máximo de decolagem: 2.250 kg
Peso máximo de decolagem com carga externa: 2.500 kg
Capacidade: 1 piloto mais 5 ou 6 passageiros
Motor: 1 turbina Turbomeca Arriel 1D1
Potência máxima na decolagem: 732 shp
Velocidade de cruzeiro rápido: 246 km/h
Alcance máximo: 666 km
Comprimento com rotor girando: 12,94 m
Comprimento da fuselagem: 10,93 m
Altura: 3,24 m
Diâmetro do rotor principal: 10,69 m

A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros, associada ao Grupo Eurocopter, maior fornecedor mundial do setor. Com participação superior a 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras está em atividade desde 1979 no Brasil e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 300 profissionais e tem capacidade de produção de 30 aeronaves por ano, está localizada na cidade de Itajubá (MG), onde são produzidos diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Desde sua fundação, a Helibras já entregou cerca de 500 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo. Em 2008, seu faturamento foi de US$ 112,1 milhões, 22% maior em relação ao exercício anterior.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP